sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SUDESTE ASIÁTICO

     O Sudeste Asiático é formado por países que podem ser divididos em continentes e insulares e localiza-se entre os oceanos Pacífico e Índico. Os países que integram essa região asiática, são ex-colônias francesas, britânicas e holandesas, com exceção da Tailândia e das Filipinas. A parte continental corresponde à Península da Indochina, que é composto por Mianmar, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Malásia e Cingapura. Os países que compõem a parte insular são Indonésia, Brunei, Filipinas e o Timor Leste.
     A Indonésia é o maior país da região e chama a atenção pelo elevado número de grupos étnicos existentes no país: são cerca de 300 povos diferentes e 500 línguas e dialetos.
Passado Colonial
    Quanto à dominação colonial, a principal exceção dessa área são as Filipinas, que foram colônias da Espanha de 1564 a 1898 e estiveram sob o domínio dos Estados Unidos de 1898 a 1946, quando conquistaram sua independência. A maior parte das ilhas foi colonizada por holandeses.
Coneça os países do Sudeste da Ásia
Filipinas
 
         São o segundo maior arquipélago do planeta e compreendem cerca de 7 mil ilhas onde são falados aproximadamente mil idiomas e dialetos. Único país asiático predominantemente católico, como herança da colonização espanhola, as Filipinas apresentam elevado índice de alfabetização, com cerca de 90% da população.
Aspectos geográficos e sociais das Filipinas
Nome Oficial: República das Filipinas
Independência: (da Espanha e dos EUA): Declarada: 12 de junho de 1898; Reconhecida: 4 de julho de 1946
Área: 300.000 km² (71º)
População: 96.061.683 hab. (12º)
Religião: 89,4% de cristãos (católicos: 82,4%; independentes: 22,5%; outros: 9,8%); islamismo (6,4%); outras: 3,3%; sem religião e ateísmo: 0,9%.
Capital: Manila
Principais cidades:
Quezon City: 2.679.450 habitantes
Quezon City - maior cidade das Filipinas. Fonte: Wikipédia
Manila: 1.660.714
Manila - capital e segunda maior cidade das Filipinas
Davao: 1.626.977
Davao - terceira maior cidade das Filipinas
Língua Oficial: filipino e inglês
Forma de Governo: República Presidencialista
PIB: US$ 160,476 bilhões (47º)
Renda per capita: US$: 3.378 (122º)
IDH: 0,638 (97º)
Índice Gini: 45,8 (médio)
Expectativa de Vida: 71,7 anos (100º)
Mortalidade Infantil: 23,1/mil nasc. (92º)
Alfabetização: 93,4 (78º)
Moeda: Peso Filipino
Clima: tropical úmido
História
Mapa das Filipinas. Fonte: maps-asia.com
  Muitos historiadores acreditam que as Filipinas foram colonizadas no Paleolítico, quando um povo asiático atravessou, por meio de embarcações de madeira, o caminho que leva à região. Descobertas mais recentes indicam que as ilhas podem ter sido habitada desde a Era Plestocênica.
  A primeira grande corrente migratória chegou a essa região através do sul. Acredita-se que esses imigrantes eram de origem indonésio-caucasiana, possuindo um grau de civilização mais adiantado que as tribos nativas. Posteriormente ocorreram mais duas grandes corretes  migratórias. Cada nova corrente sucessivamente impeliu os habitantes originais a procurarem terra ao norte.
  A corrente migratória seguinte, cujo apogeu foi no século XIV, veio do reino Madjapahit e trouxe consigo a religião muçulmana.
  Fernão de Magalhães, um navegador português a serviço do Rei da Espanha, descobriu as ilhas no século XVI, introduzindo-as ao cristianismo. Os espanhóis estabeleceram sua capital em Manila a partir de 1571, garantindo seu domínio por mais de trezentos anos.
Roteiro da viagem feita por Fernão de Magalhães. Fonte: Google images
  O herói nacional das Filipinas, o linguista, escritor, artista, médico e cientista José Rizal, iniciou nas Filipinas, um movimento de reforma. Ao mesmo tempo, uma sociedade secreta chamada Katipunan, chefiada por Andrés Bonifácio, começou a revolução, dando aos espanhóis a desculpa que precisavam executar Rizal, que se encontrava em exílio em Dapitan, Mindanao (sul do país). Ele foi trazido a Manila para julgamento e condenado à morte, embora não se tenha prova de sua participação na revolta.
José Rizal - considerado um herói nas Filipinas. Foto: Google images
  Sua morte, porém, estimulou ainda mais essa revolução, levando o general Emílio Aguinaldo a declarar no dia 12 de junho de 1898 a independência do país e proclamar a primeira República das Filipinas.
General Emílio Aguinaldo - declarou a independência das Filipinas. Foto: jaypeeonline.net
  Naquele mesmo ano, os Estados Unidos adquiriram as Filipinas através do Tratado de Paris, levando o país a ser dominado por 48 anos. Após uma guerra por sua independência que durou cerca de três anos, houve outra pelo mesmo motivo que durou cerca de quatro anos.
  Contudo, as Filipinas lutaram junto à bandeira americana contra o Japão na Segunda Guerra Mundial. A heróica batalha em Bataan ajudou a impedir o avanço das tropas japonesas em direção à Austrália.
Blindados japoneses avançam em direção à Manila, em 8 de dezembro de 1941. Fonte: Wikipédia
  Após um breve período como um protetorado americano, os Estados Unidos tentaram mudar em 1946 o dia da independência das Filipinas para 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos. Os americanos quiseram que os filipinos acreditassem que os EUA já tinham dado a independência filipina, mas a história não mudou. As Filipinas já tinham mobilizado sua independência antes que os americanos chegassem ao país e assim os americanos apresentaram sua versão de independência com a força. Os filipinos atualmente celebram sua data da independência no dia 12 de junho.
Geografia
  A Filipinas é um arquipélago, ou cadeia de ilhas. Consiste em mais de 7.000 ilhas e ilhotas. As 11 ilhas maiores respondem por mais que 90% da área de terra nacional total. As duas ilhas maiores, Luzon e Mindanao, incluem mais de 70% da área de terra e contêm mais de 70% da população. Luzon é a ilha maior na parte do norte do arquipélago, enquanto Mindanao é a ilha principal da parte meridional.
Divisão geográfcia das Filipinas. Fonte: Wikipédia
  A área total da Filipinas é 299.900 Km². A distância de Luzon do norte para Mindanao meridional é aproximadamente 1.855Km; a largura de leste a oeste estende-se em 480 km. As ilhas são localizadas na margem ocidental do "Anel de Fogo do Pacífico" e estão sofrendo modificações devido a atividade vulcânica. As ilhas têm um terreno muito áspero, então, há uma quantia muito limitada de terra boa para a agricultura. Na região também nota-se muito a atividade de terremotos.
Vulcão Mayon nas Filipinas. Fonte: AFP
  O arquipélago inclui várias ilhas predominantemente montanhosas e grandes como também muitos atóis de corais minúsculos. A nação tem um litoral extenso com bons portos, sendo que mais de 60 são naturais, e a metade deles é desenvolvido e muito usado. A baía de Manila tem uma área de mais de 1.940 km e está entre os melhores portos do Leste. Tem o litoral descontínuo mas o mais longo de qualquer outra nação no mundo, com 34.600km.
Paisagem das Filipinas. Foto: Google images
  As ilhas grandes começaram a se formar a 100 milhões de anos atrás, através dos vulcões marítimos que entraram em atividade, mas muitas das ilhotas minúsculas, são atóis construídos por formação de corais. As ilhas filipinas ainda sofrem com terremotos e atividades vulcânicas. Em média, há registros de algum terremoto nas Filipinas em cerca de cada dois dias. Muitos outros tremores de terra são muito fracos sem serem sentidos, mas há outros suficientemente fortes para causar muitos danos. Um terremoto muito forte tremeu a Filipinas em 16 de julho de 1990 e causou aproximadamente 1.600 mortes na cidade de Baguio.
  As ilhas maiores têm montanhas altas. O cume mais alto é o Monte de Mindanao Apo, com 2.953m, mas a Cordilheira Central em Luzon do norte é o maior e mais áspero sistema de montanhas. Há cerca de 50 vulcões nas Filipinas, 14 ainda ativos. Um bem conhecido por sua simetria quase perfeita é o Monte Mayon, com 2.461m, localizado no sul. O Monte Pinatubo, com 1.781m, com cume em Luzon, estourou em 1991, depois de dormir por mais de 600 anos. Junto com terremotos associados, acumulações pesadas de cinza, e chuvas pesadas, esta erupção vulcânica causou 330 mortes e destruiu muitas casas. Foram lançadas cinzas e escombros para cima da atmosfera da Terra que padrões de tempo ao redor do globo foram afetados durante o ano de 1992.
Monte Apo. Com 2.954 metros de altitude, é o ponto culminante das Filipinas. Fonte: Wikipédia
Economia
  Filipinas faz parte do tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.
Mapa da APEC. Fonte: Google images
  As Filipinas é considerada um país em desenvolvimento. Seu PIB ocupa o 47º lugar entre 178 países. Uma das principais atividades econômicas é a industrialização de alimentos. Sua produção agrícola consiste principalmente de copra, milho, cânhamo, arroz, cana-de-açúcar e tabaco. Possuía também quantidades razoáveis de minérios de cromo, cobre, ouro, ferro, chumbo, manganês e prata.
Cultivo de arroz na forma de terraços nas Filipinas. Foto: Google images
  A economia do país sofreu com a crise asiática de 1998. O crescimento anual caiu de 5% em 1997 para 0,6% no ano seguinte, porém recuperou-se em 1999 com 3%, passando para 4% em 2000 e mais de 6% em 2004. O governo prometeu prosseguir com reformas que auxiliassem na continuidade do ritmo de crescimento em relação aos demais países da Ásia. A elevada dívida pública (equivalente a 77% do PIB) mina os esforços de diversificação da economia.
           www.google.com.br/imagens
ARAUJO, Regina
             Observatório de geografia: fronteiras e nações -  8º ano. Editora Moderna

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog