domingo, 3 de abril de 2011

CONHEÇA GÂMBIA

Nome: República de Gâmbia
Localização: África Ocidental
Capital: Banjul (45.654 habitantes)
Banjul - capital de Gâmbia
Área: 11.295 km² (158°)
População: 1.765.464 habitantes (146°)
Maior cidade: Serekunda (435.733 habitantes)
Serekunda - maior cidade de Gâmbia
Independência: 18 de fevereiro de 1965
Língua: inglês (oficial), mandingo, fulani, ulof.
Religião: islamismo (95%), cristianismo (4%), crenças tradicionais e outras (1%).
PIB: 1,040 bilhão (165°)
IDH: 0,391 (151°)
Expectativa de Vida: 59,4 (154°)
Mortalidade Infantil: 74,2/mil (166°)
Alfabetização: 42,5% (167°)
Moeda: Dalasi
HISTÓRIA
Gâmbia formou parte do Império Gana, assim como o Império Songhai. Os primeiros testamentos escritos que se têm da região, provêm de alguns textos escritos por comerciantes árabes, nos séculos IX e X, quando eles criaram uma rota comercial que comercializou escravos, ouro e marfim. No século XV, os portugueses herdaram este comércio estabelecendo uma rota de comércio do Império Mali, o qual era pertencente à zona da época.
Mapa do Império Mali
  Em 1588, Antônio, Prior do Crato, vendeu os direitos de exclusividade de comércio na região do rio Gâmbia aos ingleses, que foram confinados pela Rainha Elizabeth I. No ano de 1618, o rei inglês Jaime I deu a concessão de comércio na região de Gâmbia e da Costa do Ouro a uma companhia ingles.a Entre 1651 e 1661, partes da atual Gâmbia estiveram sob domínio da Curlândia, na época do príncipe Jacob Kettler, vassalo da Polônia-Lituânia.
  Desde o final do século XVII e durante todo o século XVIII a região dos rios Senegal e Gâmbia foi alvo da disputa entre ingleses e franceses. Em 1783 o Tratado de Versalhes deu a posse do rio Gâmbia aos ingleses, mas os franceses retiveram um enclave na região que só foi cedido ao Reino Unido em 1857. Mais de três milhões de escravos foram enviados desta região às colônias na América. Em 1807, a escravidão foi abolida no Império Britânico, para tentar que os britânicos terminassem com o comércio de escravos em Gâmbia. Para isso, criaram o posto militar de Bathurst (hoje Banjul), em 1816.
  Nos anos seguintes, Banjul estava submetida à juridição do governador britânico em Serra Leoa. Em 1888, a Gâmbia se converteu em uma colônia autônoma e, um ano mais tarde, em colônia real.
  Em 1965, Gâmbia se tornou independente do Reino Unido. Em 1970, Dawda Jawara se converteu no primeiro presidente do novo Estado e foi reeleito em 1972 e 1977.
 
Dawda Jawara - primeiro presidente de Gâmbia
  Depois da independência, Gâmbia melhorou seu desenvolvimento econômico graças a elevação nos preços de sua principal matéria de exportação, o amendoim, e ao desenvolvimento do turismo internacional. Em 1982, junto com Senegal, a Gâmbia formou a Confederação Senegâmbia.
  O presidente Jawara foi derrotado em 1994 por Yahya Jammed, que foi reeleito em 2001 e criou uma lei que proibia a existência de partidos opositores.
Yahya Jammed
  Em 23/11/2010, a Gâmbia rompe todas as relações diplomáticas, econômicas e políticas com a República Islâmica do Irã.
GEOGRAFIA
  A Gâmbia é o menor país da África. Trata-se de uma longa faixa pantanosa que se estende ao longo de cerca de 320 km para o interior da África Ocidental, porém, nunca atinge os 50 km de largura, ao longo das duas margens do rio Gâmbia, navegável em todo o seu curso gambiano.
Imagem do Rio Gâmbia
   O país ainda inclui a ilha de Saint Mary, na foz do Gâmbia, onde se ergue a capital Banjul, e a Ilha James, que foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Ilha James
   O clima no país é tropical e relativamente seco.
POLÍTICA
  A vigente Constituição de Gâmbia foi aprovada depois que um referendo, em 16 de janeiro de 1997, após um Golpe de Estado em 1994, dissolveu o Parlamento e derrogou a Constituição de 1970. 
  A Gâmbia é uma República Presidencialista não democrática. O Presidente da República é eleito por sufrágio universal para um período de cinco anos. O poder legislativo reside na Assembleia Nacional, composta por quarenta e oito membros, dos quais 43 são eleitos por sufrágio universal e cindo são eleitos pelo Presidente da República.
  O poder executivo está dividido entre Chefe de Estado e o Presidente do Governo, nomeado pela Assembleia entre uma trinca eleita pelo Presidente.
  O poder judiciário se articula em torno do Tribunal Supremo que se organiza administrativamente segundo o modelo francês.
ECONOMIA
  A Gâmbia não tem recursos naturais ou minerais confirmados, e tem uma agricultura pouco desenvolvida. Aproximadamente 75% de sua população depende do cultivo da terra ou da criação de animais para a subsistência.
  As atividades industriais são o processamento de amendoim, peixes e peles. O comércio de reexportação era uma atividade importante, porém, o aumento da fiscalização do governo a partir de 1999 e a instabilidade da moeda do país, fez com que essa atividade sofresse redução.
  As belezas naturais do país e a proximidade com a Europa, tornaram o país como um destino turístico importante para os europeus.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog