domingo, 25 de setembro de 2011

SHOPPING CENTER: TEMPLO DE CONSUMO

  Construídos a partir da década de 1960, em cidades de diversos países do mundo, os shoppings centers são um dos maiores símbolos da sociedade de consumo, reunindo em um mesmo prédio várias lojas de departamento, supermercados, butiques e prestadoras de serviços. No final do século XIX e início do século XX, porém, já existiam grandes lojas de departamento como a Macy's, em Nova York, e a Harrod's, em Londres. O sucesso dos shoppings centers e dessas lojas de departamento - e mesmo o de hipermercados instalados nos grandes centros urbanos - pode ser equiparado ao sucesso do automóvel, imposto como principal meio de transporte da população de maior poder aquisitivo.
Lojas Macy's em Nova York - uma das primeiras lojas de departamento do mundo
  Todo shopping center possui as lojas-âncora, que são supermercados ou lojas de departamentos que atraem clientes com oferta de promoções, preços mais baixos e maior diversidade e quantidade de produtos. Além dessas lojas - que acabam beneficiando também os donos de estabelecimentos menores, em razão do enorme afluxo de pessoas -, são fatores de atraçãoo de consumidores aos shoppings a localização sempre privilegiada e a facilidade de estacionamento.
Shopping Midway Mall - Natal/RN
  No Brasil, o primeiro shopping center - o Iguatemi, na cidade de São Paulo - foi inaugurado em 1966. Desde então, muitos outros foram construídos nessa e em várias cidades brasileiras.
  A instalação de um shopping center provoca grandes transformações no espaço urbano: em seus arredores, residências vão dando lugar a edifícios, e proliferam estabelecimentos comerciais e de serviços de todo tipo. Aumenta consequentemente a circulação de pessoas - clientes, funcionários e fornecedores - na região, o que muitas vezes exige o redimensionamento da infraestrutura viária, com alargamento de ruas, construção de avenidas, criação de linhas e terminais de ônibus etc.
Shopping Iguatemi, em São Paulo - o primeiro shopping construído no Brasil
FONTE: Araújo, Regina. Observatório de geografia: 9° ano: territórios da globalização / Regina Araújo, Ângela Corrêa da Silva, Raul Borges Guimarães. - São Paulo: Moderna, 2009.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog