quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CANADÁ, UM PAÍS BILINGUE

  O Canadá é um dos países com o melhor padrão de vida do mundo, com baixos índices de mortalidade infantil e de analfabetismo e de elevada expectativa de vida.
  A população canadense é formada principalmente por descendentes de ingleses  (40%) e franceses (27%), por isso o francês e o inglês são considerados idiomas oficiais. Outra grande parcela da população veio de outros países da Europa, principalmente da Alemanha, Itália, Ucrânia, Polônia e países escandinavos. Os povos nativos, quase totalmente exterminados ao longo de séculos de colonização, corresponde atualmente a apenas 2%, e são constituídos principalmente pelos Inuits.
Casal de Inuits do norte do Canadá
  De acordo com a organização do espaço geográfico canadense, o país é dividido em seis regiões distintas: a dos Grandes Lagos, a Costa Atlântica, o Escudo Canadense, as Planícies Centrais, a Cordilheira Ocidental e o Extremo Norte. Os limites estabelecidos para as províncias são linhas arbitrárias determinadas por questões administrativas, históricas ou de compromissos políticos.
  A região dos Grandes Lagos e o vale do rio São Lourenço, próximo à fronteira dos Estados Unidos, é a mais desenvolvida e populosa do país, incluindo parte do território das províncias de Quebec e Ontário. Nela estão localizadas as principais cidades canadenses, como Toronto, centro comercial e financeiro do Canadá; Montreal, um importante porto fluvial e sede de grandes empresas; e Ottawa, a capital planejada com cerca de 1 milhão de pessoas.
Ottawa - capital do Canadá
  A Costa Atlântica reúne as quatro províncias por onde se iniciou a colonização: Nova Escócia, Nova Brunswick, Ilha Príncipe Eduardo e Terra Nova. Apesar da decadência econômica vivida por essa região em relação ao resto do país, a exploração de grandes reservas de petróleo e gás natural tem possibilitado a retomada do crescimento econômico.
Cidade de Halifax - capital de Nova Escócia
  As Planícies Centrais englobam boa parte das províncias de Manitoba, Saskatchewan e Alberta. A construção da ferrovia Canadian Pacific, concluída no final do século XIX, e da rodovia Transcanadense, inaugurada em 1970, possibilitou a interiorização dessa parte do país, coberta originalmente por pradarias.
Rodovia Transcanadense
  Com solos férteis e relevo plano, essa região é o grande celeiro agrícola do Canadá, onde se cultiva principalmente trigo e cevada. Em Alberta também se cria gado e existem campos de extração de petróleo. Edmonton e Calgary, as principais cidades dessa província, são sedes de um importante polo petroquímico e de empresas nacionais de petróleo e gás natural. Winnipeg, capital de Manitoba, é o centro financeiro da região.
Winnipeg - principal centro financeiro das Planícies Centrais
  A Cordilheira Ocidental, formada pelas Montanhas Rochosas e a Costa do Pacífico, compreende quase toda a província da Colúmbia Britânica. Essa região é grande produtora de pescados, carvão mineral, cobre, petróleo, gás natural, madeira e papel. Sua principal cidade é Vancouver, a terceira maior do país, com quase 2 milhões de habitantes.
Vancouver - terceira maior cidade do Canadá
  O Escudo Canadense ocupa a grande área centro-norte do país, onde estão milhares de lagos e terrenos cobertos por grandes florestas de coníferas e tundras. O inverno rigoroso dificulta a ocupação dessa região. São comuns a extração de madeira e de minérios e a geração de energia elétrica.
As extensas florestas de coníferas é a paisagem típica do Escudo Canadense
  O Extremo Norte é a região mais inóspita e fria do Canadá, formada basicamente por solos inférteis que ficam cobertos de neve durante quase o ano inteiro. Conhecido também como Ártico Canadense, é povoado por Inuits e trabalhadores temporários nos setores de serviços e mineração.
Paisagem típica do Extremo Norte do Canadá
  Como o subsolo dessa região possui grandes reservas de prata, cobre, chumbo e zinco, há um forte conflito nesse território. Os povos autóctones reivindicam o direito de posse da terra e de suas riquezas, mas o governo canadense costuma distribuí-las, por meio de concessão, a grandes empresas mineradoras.
  Como forma de minimizar o impasse, em 1999 foi transferida aos Inuits e indígenas uma área de 673 quilômetros quadrados do Território do Noroeste, formando desse modo o novo território de Nunavut (equivalente a um quinto do território canadense). Esse fato levou à recuperação da autonomia do povo Inuit e possibilitou a manutenção dos costumes e tradições de uma cultura milenar.
FONTE: Bigotto, José Francisco. Geografia sociedade e cotidiano: espaço mundial 2, 9º ano / José Francisco Bigotto, Márcio Abondanza Vitielo, Maria Adailza Martins de Albuquerque. -- 2 ed. -- São Paulo: Escala Educacional, 2009.

4 comentários:

Anônimo disse...

ohh meu Deus tenho que saber tudo sobre o canada e sua regioes pq eu ainda vou em quebec atras de uma nova viida

Anônimo disse...

These агe аctuаlly impreѕsivе ideas іn conсerning bloggіng.
Yοu have touchеԁ some niсе thіngs
here. Αny waу keep uρ wrinting.

Here is my site :: International Law Firms Dubai

Cleonice disse...

Adorei o teu blog, muito bem apresentado, o conteúdo excelente, os mapas, então, nem se fala, muito bom mesmo para eu que vou trabalhar com meus alunos Estados Unidos e Canadá.
Abração

Marciano Dantas de Medeiros disse...

Obrigado Cleonice. Abraços

ADSENSE

Pesquisar este blog