domingo, 30 de setembro de 2012

A DINÂMICA DA ORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO AUSTRALIANO

  A Austrália é um Estado federal, oficialmente conhecido como Comunidade da Austrália. A federação está dividida em seis estados - Austrália Ocidental, Austrália Meridional, Queensland, Nova Gales do Sul, Vitória e Tasmânia - e dois territórios - o Território da Capital da Austrália (Australian Capital Territory - ACT) e o Território do Norte.
NOVA GALES DO SUL
  Com uma área de 809.444 km², possuindo uma população de 7.299.700 habitantes (2010), Nova Gales do Sul, localizado no sudeste do país, é o mais populoso estado da Austrália. Mais de 60% da população se concentra em Sydney, a capital do Estado e cidade mais importante do país e que recebe, desde a década de 1970, a maior parte dos imigrantes de origem asiática. O espírito empreendedor da comunidade chinesa aí instalada explica por que Nova Gales do Sul é a porta aberta da Austrália em direção à região do Pacífico. A localização e o dinamismo dessa cidade, cuja importância cresce à medida que a Austrália se integra na região do Pacífico, favorecem a ambição de sua população de que Sydney se torne uma das capitais financeiras do mundo.
Sydney - maior e mais importante cidade de Nova Gales do Sul
 Produtos manufaturados são a maior fonte de renda do Estado, e incluem maquinários agrícolas, químicos, tecidos, fertilizantes, vidros, ferro e aço, maquinário industrial, automóveis e papel. A indústria de mineração é muito importante para a economia local, tendo como principais minérios o carvão, cobre, ouro, chumbo, prata e zinco.
  Além de Sydney, outras cidades também se destacam, como Newcastle, Wollongong e Port Kembla.

VITÓRIA
  Também localizada no Sudeste, possui uma área de 237.629 km² e uma população de 5.627.700 habitantes (2010), e é o menor estado da Austrália continental. Vitória apresenta a segunda maior população da federação, a maior densidade demográfica e a industrialização mais importante do país.
  A tradicional rivalidade entre Melbourne, a capital de Vitória, e Sydney, capital de Nova Gales do Sul, vem desde o início do século XIX. Isso porque os colonizadores, que na época se estabeleceram em Port Phillip (distrito de Nova Gales do Sul), recusavam-se a receber os convicts (prisioneiros) enviados pelas autoridades de Sydney e, além disso, lutaram até serem reconhecidos como uma colônia independente de Nova Gales do Sul, o que aconteceu em 1851. O nome Vitória, foi uma homenagem à rainha Vitória, do Reino Unido, e o nome da capital homenageou o primeiro-ministro, lorde Melbourne.
Melbourne - capital e maior cidade de Vitória
  A economia de Vitória é baseada nas minas de ouro e de carvão, bem como a extração de petróleo. Fora Melbourne, dominada pela produção, o resto da terra é dedicada à agricultura e à pecuária, especialmente de ovinos.
  Além de Melbourne, outras cidades importantes são: Casey, Greater Geelong, Monash, Brimbank e Boroondara.
  Hoje, Sydney e Melbourne, as cidades mais importantes da Austrália, disputam a liderança industrial e financeira do país. Melbourne tem mais chances de exercer o papel de capital industrial.
QUEENSLAND
  Ocupando uma área de 1.852.642 km² e uma população de 4.497.100 habitantes (2010), o Estado de Queensland estende-se do nordeste do território australiano até as proximidades do paralelo 30° de latitude sul. Com praias e florestas tropicais exuberantes, a costa litorânea é circundada pelos recifes de corais da Grande Barreira de Corais em uma área de cerca de 2.400 quilômetros ao longo do Pacífico. Desde que a Austrália intensificou seus interesses na região do Pacífico, o estado de Queensland vem sendo beneficiado por um fluxo considerável de australianos procedentes de Nova Gales do Sul e de Vitória.
Grande Barreira de Corais - contém a maior fonte de vida marinha do planeta
  A maior proximidade com a Ásia facilita o desenvolvimento de novas atividades econômicas, como a indústria da pesca, que atende ao mercado japonês. O turismo, graças a um quadro natural favorável, com mais de 200 parques nacionais selvagens, e à variedade de atividades de lazer oferecidas, tende a se firmar como atividade econômica mais promissora. Brisbane, a capital, é a terceira mais importante cidade da Austrália.
Brisbane - capital de Queensland
  Outras cidades importantes de Queensland, são: Costa do Ouro, Moreton Bay, Costa do Sol e Logan.
AUSTRÁLIA OCIDENTAL
  Com 2.645.615 km² e uma população de 2.296.411 habitantes (2010), a Austrália Ocidental ocupa quase toda a porção oeste das terras emersas do continente, sendo o maior estado australiano. Apenas o norte e o sul escapam do clima árido; ao norte, o clima é o tropical úmido, e, ao sul, é mediterrâneo. Por isso, esse estado apresenta densidades demográficas muito baixas, às vezes inferiores a um habitante por quilômetro quadrado.
  Perth, a capital, e a periferia que a circunda abrigam quase 75% da população da Austrália Ocidental, em razão das condições climáticas mais favoráveis encontradas no sudoeste do estado. Mas a intensificação da exploração mineral em seu rico subsolo, tem atraído, desde 1970, mão de obra dos estados de Nova Gales do Sul, Vitória e Tasmânia, assim como imigrantes asiáticos, sobretudo de Mianmar (antiga Birmânia). Em razão das riquezas minerais, os conflitos com os aborígenes continuam muito fortes, tendo se acirrado depois que o governo federal reconheceu, em 1992, os direitos dos nativos aos territórios de seus ancestrais.
Perth - capital da Austrália Ocidental
  Além de Perth, as cidades mais importantes são: Stirling, Joondalup, Wanneroo, Swan e Gosnells.
AUSTRÁLIA MERIDIONAL
  Com 984.377 km² e uma população de 1.664.642 habitantes, localiza-se no centro-sul do território australiano. Apresenta elevado índice de população urbana, que se concentra no sul do estado, certamente porque o norte e o oeste são muito áridos. Apenas o sul possui terras férteis, que se estendem da península de Fleurieu, no oeste, até a área irrigada pelo rio Murray, no leste. Nessa área destacam-se a cidade de Adelaide e os vales férteis de Barossa e Clare. A fertilidade dessas terras explica por que, durante o século XIX, a Austrália Meridional foi o "celeiro de trigo" da colônia britânica. Hoje essa área produz três quartos do vinho australiano.
Vale de Barossa - Austrália Meridional
  A capital Adelaide, concentra quase 75% da população da Austrália Meridional, primeiro estado da federação a reconhecer os direitos dos aborígenes aos territórios de seus ancestrais. Hoje, porém, a maior parte da população aborígene (inferior a 20 mil habitantes) vive em cidades, principalmente em Adelaide e Port Augusta, o que evidencia os danos provocados pela colonização britânica.
Adelaide - capital da Austrália Meridional
  Além de Adelaide, outras cidades importantes são: Port Augusta,  Onkaparinga, Salisbury, Charles Sturt e Tea Tree Gully.
TASMÂNIA
  Seu nome é uma homenagem ao navegador holandês Abel Tasman, primeiro europeu a chegar a essa ilha, no século XVII. O território da Tasmânia, ocupa uma área de 68.401 km² e abriga uma população de 582.600 habitantes (2010). Foi palco dos conflitos mais sangrentos com os aborígenes, massacrados um a um. A sua capital é Hobart.
Hobart - capital da Tasmânia
  As atividades do setor primário - cultivo de frutas e legumes, e criação de bovinos e ovinos - continuam predominando. Recentemente, porém, a indústria da pesca, inclusive de crustáceos, se desenvolveu muito para atender à exportação. O turismo é, certamente, a indústria mais promissora, pois as várias regiões selvagens e desabitadas - últimos espaços virgens do planeta - permitem desenvolver o chamado turismo ecológico.
  A Tasmânia é o estado da Austrália que tem o maior percentual de áreas em parques nacionais ou reservas turísticas, particularmente o litoral oeste e sudoeste do território. A Unesco reconhece alguns desses parques como patrimônio da humanidade, pois são as últimas regiões selvagens do mundo temperado. O mais célebre é o Cradle Montain, com 1.262 km².
Parque Nacional Cradle Montain - Tasmânia
  As principais cidades da Tasmânia, além de Hobart, são: Launceston, Queenstown, Swansea, Devonport, Burnier, Mt. William, Straham e Stanley.
TERRITÓRIO DO NORTE
  Com 1.420.968 km² e uma população de 229.675 habitantes (2010), o Território do Norte não tem o status de estado membro da federação por ter um povoamento muito reduzido. Os aborígenes representam cerca de de um quarto da população do Território do Norte. O reconhecimento, em 1993, dos direitos dos aborígenes à terra dos ancestrais melhorou as relações entre brancos e aborígenes que aí vivem.
  Sua localização relativamente próxima da Indonésia, quarto país mais populoso do mundo, explica porque a cidade de Darwin, a capital do Território, é estratégica para as ambições da Austrália de ser uma "potência média" do mundo contemporâneo.
Darwin - capital do Território do Norte
  Além de Darwin, outras cidades importantes do Território do Norte, são: Alice Springs, Palmerston, Litchfield e Katherine.
TERRITÓRIO DA CAPITAL DA AUSTRÁLIA (ACT)
  Com 2.358 km² e uma população de 358.894 habitantes (2010), esse território originou-se de uma disputa acirrada entre as lideranças políticas, econômicas e culturais de Sydney e Melbourne a respeito da criação da capital da Austrália. O crescimento demográfico desse território se acentuou muito depois de 1960: sua população, que era de 100 mil habitantes em 1967, hoje é de mais 360 mil habitantes. É a unidade político-administrativa que apresenta as taxas mais elevadas de crescimento da população australiana. Em relação a todo o país, porém, essa taxa é pouco superior a 1%.
Camberra - capital da Austrália
FONTE: Vesentini, José William. Geografia crítica / José William Vesentini, Vânia Vlach. -- 4. ed. -- São Paulo: Ática, 2009.

Um comentário:

Anônimo disse...

shoooooooooooooooooooooooooooow gato

ADSENSE

Pesquisar este blog