quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA AS CHUVAS NO NORDESTE

  A Região Nordeste apresenta diferenças significativas de ordem natural e humana em relação aos demais complexos regionais do Brasil. Quanto aos aspectos naturais, os contrastes referem-se, sobretudo, às características climáticas e de vegetação. Os principais tipos de clima que atuam no Nordeste são o tropical úmido, o semiárido e o equatorial.
  Vários fatores contribuem para a formação de chuvas no Nordeste. Dentre eles, estão:
  • Zona de Convergência Intertropical (ZCIT): é o sistema meteorológico mais importante na determinação de como serão as chuvas no setor norte do Nordeste: abundantes ou deficientes. Normalmente, a ZCIT migra sazonalmente de sua posição mais ao norte, aproximadamente 12°N, em agosto-setembro, para posições mais ao sul, aproximadamente 4°S, em março-abril. A ZCIT é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul. A convergência desses ventos faz com que o ar quente e úmido ascenda, carregando umidade do oceano para os altos níveis da atmosfera, provocando a formação das nuvens. A ZCIT é mais significativa sobre os oceanos e, por isso, a Temperatura da Superfície do Mar (TSM), é um dos fatores determinantes na sua posição e intensidade.
LEGENDA: Cold Fronts - Frentes Frias; ITCZ - Zona de Convergência Intertropical; Trade Winds - Ventos Alísios; Spring Tide - Variação da Altura da Maré; Precipitation - Precipitação; Continental Shelf - Plataforma Continental.

  • Frente Fria: um outro fator importante no mecanismo causador de chuvas no Nordeste do Brasil, está ligado à penetração de Frentes Frias até as latitudes tropicais entre os meses de novembro e janeiro. As frentes frias são bandas de nuvens organizadas que se formam na região de confluência entre uma massa de ar frio (mais densa) com uma massa de ar quente (menos densa). A massa de ar frio penetra por baixo da quente, fazendo com que o ar quente e úmido suba, formando nuvens e, consequentemente, chuvas.
Frente Fria avançando sobre o Nordeste em junho de 2010
  • Vórtices Ciclônicos de Ar Superior (VCAS) - os Vórtices Ciclônicos de Ar Superior que atingem a Região Nordeste do Brasil, formam-se no Oceano Atlântico entre os meses de outubro e março e sua trajetória, normalmente, é de leste para oeste, com maior frequência entre os meses de janeiro e fevereiro. Os VCAS são um conjunto de nuvens que, observado pelas imagens de satélite, tem a forma aproximada de um círculo girando no sentido horário. Na sua periferia há formação de nuvens causadoras de chuva e no centro há movimentos de ar de cima para baixo (subsidiência), aumentando a pressão e inibindo a formação de nuvens.
Vótice Ciclônico atingindo o Nordeste em janeiro de 2012
  • Linhas de Instabilidade (LI) - as Linhas de Instabilidade que se formam principalmente nos meses de verão no hemisfério Sul (dezembro a março), encontram-se ao sul da Linha do Equador influenciando as chuvas no litoral norte do Nordeste e regiões adjacentes, ocorrendo geralmente no período da tarde e início da noite. As Linhas de Instabilidade são bandas de nuvens causadoras de chuva, normalmente do tipo cumulus, organizadas em forma de linha. Sua formação se dá basicamente pelo fato  de que, com a grande quantidade de radiação solar incidente sobre a região tropical, ocorre o desenvolvimento das nuvens cumulus, que atingem um número maior à tarde, quando a convecção é máxima, com consequentes chuvas. Outro fator que contribui para o incremento das Linhas de Instabilidade, principalmente nos meses de fevereiro e março, é a proximidade da ZCIT.
Linha de instabilidade sobre o Nordeste março de 1996
  • Complexos Convectivos de Mesoescala - os CCMs são aglomerados de nuvens que se formam devido à condições locais favoráveis (temperatura, relevo, pressão, entre outros) e provocam chuvas fortes de curta duração. Normalmente as chuvas associadas a este fenômeno meteorológico ocorrem de forma isolada.
Complexos Convectivos de Mesoescala no Nordeste em abril de 1998
  • Ondas de Leste - as Ondas de Leste são ondas que se formam no campo de pressão atmosférica, na faixa tropical do globo terrestre, na área de influência dos ventos alísios e se deslocam de oeste para leste, numa área que vai da costa da África até o litoral leste do Brasil. Esse sistema provoca chuvas principalmente na Zona da Mata, que vai do Recôncavo Baiano até o litoral do Rio Grande do Norte entre os meses de maio e agosto. Quando as condições oceânicas e atmosféricas estão favoráveis, as Ondas de Leste também provocam chuvas no Ceará, principalmente na parte centro-norte do Estado.
Nebulosidade associada às Ondas de Leste atingindo o Nordeste em 08/06/2011
Oscilação 30 - 60 dias - Sistema Atmosférico (onda de pressão) que se desloca de oeste para leste contornando o globo terrestre num período entre 30 a 60 dias, que pode favorecer ou inibir a chuva, dependendo de sua fase, sobre a Região Nordeste, quando de sua passagem.
FONTE: Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos)

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog