sábado, 26 de janeiro de 2013

AS LUTAS OPERÁRIAS E OS SINDICATOS

A ORGANIZAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA
  No início do século XVIII, os tecelões ingleses organizaram as primeiras associações trabalhistas. Os antigos artesãos, convertidos em trabalhadores assalariados das manufaturas, fundaram pequenos clubes, com a inteção de obter aumentos de salário. No entanto, só com a grande indústria fabril surgiram associações fortes e organizadas, que passaram a representar uma ameaça aos capitalistas.
DESTRUINDO AS MÁQUINAS
  A vida dos operários nos primórdios da industrialização era extremamente dura. Eles trabalhavam de 14 a 16 horas por dia, em pé, parando apenas para um rápido almoço. Não havia férias, descanso semanal remunerado ou qualquer outro direito trabalhista.
  A mecanização do trabalho causava a dispensa de muitos trabalhadores. Os operários reagiram destruindo as máquinas, vistas como responsáveis pelo desemprego e pela miséria. O principal movimento de quebra-máquinas ficou conhecido como ludismo (movimento que ia contra a mecanização do trabalho proporcionado pela Revolução Industrial e seu nome deriva de Ned Ludd, personagem criada a fim de disseminar o ideal do movimento operário entre os trabalhadores) e atingiu várias regiões da Inglaterra, inclusive o campo, onde a mecanização também havia chegado.
Desenho de dois ludistas destruindo uma máquina de tear em 1912.
  O movimento foi violentamente reprimido pelas autoridades, que chegaram a aplicar a pena de morte aos envolvidos.
A FORMAÇÃO DOS SINDICATOS INGLESES
  A associação de trabalhadores remonta às corporações de ofício da Idade Média, quando mestres de uma mesma atividade profissional se reuniam para proteger a profissão da concorrência de outras cidades. Com as transformações produzidas pela Revolução Industrial, os operários também passaram a se reunir em associações, chamadas trade unions, ou sindicatos, como passaram a ser conhecidas.

  Com o advento da Revolução Industrial, os mestres artesãos e os profissionais das antigas oficinas foram incorporados ao trabalho nas indústrias. Como em geral a oferta de trabalhadores era maior que as vagas oferecidas nas fábricas, os proprietários podiam controlar livremente os salários dos operários. Diante dessa realidade criada pela indústria, o objetivo central da trade union era organizar as lutas dos operários por melhores condições de trabalho e maiores salários.
A DIFÍCIL LUTA PELA LIBERDADE SINDICAL
  As associações trabalhistas na Inglaterra foram proibidas nos anos 1799 e 1800. Os sindicatos tornaram-se ilegais, e seu funcionamento foi considerado crime. Muitos continuaram existindo clandestinamente ou com outros nomes, como o de associação mútua. Diversos operários foram presos.
  Apenas em 1824, o funcionamento dos sindicatos deixou de ser ilegal e, em 1871, essas associações foram efetivamente legalizadas. Esse processo fortaleceu o movimento operário inglês e abriu brachas para a conquista de novos direitos sociais. A luta dos operários ingleses inspiraria mais tarde o movimento operário de outros países.
O MOVIMENTO CARTISTA
  O cartismo foi o primeiro movimento da classe operária inglesa a reivindicar direitos políticos e a adquirir um caráter nacional. O nome deriva da carta escrita pelos radicais William Lovet e Feargus O'Connor. O movimento nasceu em Londres, em 1837, quando uma associação de trabalhadores enviou ao Parlamento a Carta do Povo, um documento em que requeriam, entre outras coisas, voto secreto, sufrágio universal masculino e parlamentos renovados anualmente.
Motim cartista em Londres no século XIX
  A petição foi levada para assembleias de trabalhadores em todo o país e recebeu mais de um milhão de assinaturas. A recusa do Parlamento em aprovar a carta desencadeou uma onda de greves, manifestações e prisões. O mais grave incidente ocorreu quando uma coluna de mineiros entrou em confronto com soldados, resultando em 10 mortos e dezenas de feridos.
  Por volta de 1840, o movimento cartista apresentou uma segunda petição, bem mais radical que a primeira. Além das reivindicações iniciais, o documento exigia aumento de salário para os operários e a redução da jornada de trabalho. A nova petição recebeu cerca de 3,3 milhões de assinaturas, mais da metade da população masculina inglesa da época.
Representantes do movimento cartista apresentando a Carta do Povo aos ingleses.
  Aos poucos, as lutas operárias surtiram efeito. As leis trabalhistas do século XIX e início do século XX melhoraram as condições de trabalho nas fábricas e minas inglesas, além de fortalecer as lutas dos trabalhadores de outros países.
  A tabela abaixo apresenta as principais mudanças na legislação trabalhista inglesa entre o século XIX e início do século XX.
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA BRITÂNICA
1802
Limitou a jornada de trabalho das crianças a 12 horas diárias.
1819
Proibiu o trabalho das crianças menores de 9 anos nas fábricas de algodão.
1824
A associação de trabalhadores deixou de ser ilegal.
1833
Limitou o trabalho das crianças entre 10 e 13 anos a 48 horas semanais; entre 13 e 18 anos, a 69 horas semanais.
Estabeleceu que as crianças deveriam usar 2 horas do seu tempo de trabalho para ir à escola.
1842
Proibiu os trabalhos infantil e feminino nas minas.
1871
O direito de formar sindicatos foi legalizado.
1878
Limitou o trabalho das mulheres a 56 horas e meia nas fábricas de algodão e 60 nas outras fábricas.
1908
Instituiu os primeiros sistemas de seguro social.
1919
Estabeleceu a jornada de 8 horas diárias.
FONTE: Projeto Araribá: história / organizadora Editora Moderna: obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editora responsável: Maria Raquel Apolinário. - 2. ed. - São Paulo: Moderna, 2007.

12 comentários:

paula disse...

muito bom esse blog ,me ajudou muito...

Marciano Dantas de Medeiros disse...

Obrigado Paula

Anônimo disse...

VALEEUU , MEE AJUDO MUTOO NOO TRABALAHOO :*

Anônimo disse...

goste me fasilitou em um trabalho escolar

Anônimo disse...

adorei me ajudou na pesquisa escolar

Anônimo disse...

muito bom,.. esse blog me ajudou a fazer um trabalho escolar :)

motasusart disse...

MUITO BOM ESSE BLOG É DE EXREMA IMPORTANCIA PARA OS MOVIMENTOS SOCIAIS.

Anônimo disse...

eu queria um resumo de tudo isso porque os livros daminha escola de história ta igualzinho ao que você escreveu mas não da nada.

Anônimo disse...

muito bom os argumentos e as palavras esclarecidas vai me ajudar muito durante a prova! bom eu já sabia bem mais queria gravar e entender mais e o blog me ajudou muito! obrigado!

Unknown disse...

Vlw ajudou muito

Chichano Goncalvez disse...

Prof. estou muinttissimo interessado com a relação dos nomes dos operarios que viraram martires nas greves inglesas, não consigo encontrar o nome desses mortos q deram a vida por uma causa, se pudesse me ajudar agradeceria muito e parabens pelo trabalho.

Anônimo disse...

2022 eu aq mt abgd

ADSENSE

Pesquisar este blog