quinta-feira, 30 de maio de 2013

A INDÚSTRIA NA REGIÃO NORTE

  A partir da década de 1960, houve um crescimento marcante da atividade industrial na região Norte, pois o governo passou a incentivar a instalação de indústrias no local.
  A atividade industrial foi estimulada com a criação de um distrito industrial localizado na cidade de Manaus (Amazonas), o qual recebeu o nome de Zona Franca. Esse nome deve-se ao fato de que as mercadorias nele produzidas são comercializadas sem a cobrança de impostos. A isenção de impostos, entre outros benefícios oferecidos pelo governo, atraiu para a Zona Franca muitas empresas nacionais e, principalmente, transnacionais. As indústrias mais importantes nessa área são as montadoras de aparelhos eletrônicos (computadores, televisores, relógios, aparelhos de som e vídeo), de motocicletas e bicicletas, e, ainda, as indústrias do setor madeireiro. Esses produtos abastecem sobretudo o mercado brasileiro, mas parte deles é exportada.
Visão noturna de Manaus - AM
  O gasoduto Coari-Manaus, leva o gás natural da província de Urucu em Coari até Manaus. A principal finalidade desse insumo é a produção de energia elétrica em termelétricas, que atende a capital e cidades vizinhas. A extração de petróleo e gás natural ocorre no campo de Urucu, em Coari, com o processamento e distribuição a partir da Refinaria Isaac Saabbá ou REMAN - Refinaria de Manaus, como é mais conhecida. A refinaria está localizada na área ribeirinha de Manaus e foi inaugurada às margens do Rio Negro com o nome de Companhia de Petróleo da Amazônia.
REMAN - Refinaria de Manaus
ZONA FRANCA DE MANAUS
  Criada com o objetivo de estabelecer um polo industrial na Amazônia brasileira, a Zona Franca de Manaus ampliou a atividade na região, atraiu grande número de empresas nacionais e estrangeiras e gerou milhares de empregos diretos e indiretos.
  Contudo, está previsto pela Emenda Constitucional n° 42, de 19 de dezembro de 2003, que, no ano de 2023, termina a vigência desse conjunto de estratégias, como incentivos fiscais (a exemplo da isenção de impostos) que deixarão de ser oferecidos às indústrias instaladas na Zona Franca. No entanto, há uma proposta em tramitação no Congresso Nacional de estender esse conjunto de estratégias por mais 50 anos.
  A intenção é transformar a Zona Franca de Manaus em um centro exportador. Atualmente, as empresas comercializam a maior parte de seus produtos no mercado interno. As empresas tanto podem permanecer em Manaus, como podem se transferir para outros locais. Sem essas indústrias, seriam extintos mais de 110 mil empregos diretos, o que comprometeria de maneira significativa a economia da região.
Zona Franca de Manaus
  Outro centro industrial importante da região localiza-se em Belém, no Pará. Nessa área destacam-se as indústrias alimentícias, têxteis, madeiras e de bebidas, além de fiações e tecelagens. Essa produção atende principalmente o mercado local e regional. Em Barcarena, nas proximidades de Belém, destaca-se também o complexo metalúrgico de Albras, empresa que transforma em alumínio a bauxita que é extraída na serra dos Carajás.
Belém - PA
  O Parque Industrial de Icoaraci, em Belém, abriga os ramos de pesca, madeira, palmito e marcenaria, principalmente. Porém, o que mais se destaca nesse distrito é o polo de artesanato em cerâmica, instalado no bairro de Paracuri, onde se produzem réplicas de vasos típicos de antigas nações indígenas, como a Marajoara e a Tapajônica. O Polo Siderúrgico de Marabá é um importante produtor de ferro gusa.
Visão noturna de Marabá - PA
  Em Rondônia, destacam-se as indústrias madeireira e de processamento de alimentos, com destaque para os Distritos Industriais de Porto Velho e Ji-Paraná. O Distrito Industrial de Porto Velho produz, principalmente, produtos elétricos e de alimentos. O Distrito Industrial de Ji-Paraná está em franco processo de expansão, onde se destacam as indústrias de laticínios, serrarias, beneficiamento de alimentos, entre outras.
Porto Velho - RO
  A indústria de Roraima é pouco expressiva, destacando-se apenas o Parque Industrial de Boa Vista, que produz principalmente refrigerantes, derivados do leite e de cereais.
  No Amapá, não existe uma grande economia industrial. Apenas na cidade de Santana há um distrito industrial com um número regular de empresas. Na capital, Macapá, há algumas indústrias de beneficiamento de minerais, como cassiterita e tantalita. Em Serra do Navio há um importante centro de beneficiamento do manganês e em Calçoene, de ouro.
Macapá - AP
  As indústrias localizadas no Acre é principalmente alimentícias, com destaque para a fabricação de queijos, manteiga, refrigerantes, a transformação rudimentar de farinha de mandioca e açúcar benguê. Também se destacam as indústrias de beneficiamento da borracha, madeireira e moveleira.
  Em Tocantins destacam-se produtos derivados da agroindústria, centralizada em seis distritos instalados em cinco cidades-polos: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. Palmas, possui quatro distritos industriais, sendo eles o Distrito Industrial de Palmas, o Distrito Industrial de Tocantins I, o Distrito Industrial de Tocantins II e o Distrito Industrial de Taquaralto.
Palmas - TO
FONTE: Geografia espaço e vivência: a organização do espaço brasileiro, 7° ano / Levon Boligian ... [et al.]. -- 4. ed. -- São Paulo: Saraiva, 2012

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog