quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CONFLITOS NA TAILÂNDIA


  A Tailândia é formada por montanhas intercaladas por planaltos e planícies. Encravada no interior da Península da Indochina, esse país era conhecido como Reino do Sião até 1939 e é habitado desde o século XI pelo povo tai, que resistiu com êxito às tentativas de invasão dos colonizadores europeus, do século XVII até o início do século XX. É o único país do Sudeste Asiático que sempre foi independente.
  Grande parte dos seus 67,5 milhões de habitantes vivem nas planícies, onde se cultivam arroz, mandioca e milho no sistema de agricultura de jardinagem. Essa produção alimentar é complementada pela pecuária diversificada e pela pesca.
  A agricultura de jardinagem se concentra no Vale do Rio Mekong - o mais importante do Sudeste Asiático - e ao longo dos seus afluentes. Esses rios transbordam na época das monções de verão e fertilizam as margens, fenômeno que proporciona uma rentável economia agrícola familiar de subsistência há milênios.
Cultivo de arroz na Tailândia. O país é o maior exportador mundial desse produto
  As densas florestas tropicais que ainda revestem parte das montanhas e dos planaltos são exploradas por poderosas empresas transnacionais que extraem madeira. Outra importante atividade capitalista são as enormes fazendas monocultoras, que ainda utilizam o sistema de plantation. Essas grandes propriedades aproveitam o clima subequatorial para cultivar juta e seringueira - a borracha é um dos principais produtos de exportação tailandês.
Floresta no Parque Nacional de Khao Yai, na Tailândia
  A Tailândia começou a se industrializar na década de 1990. Desde então surgiram muitas fábricas, que beneficiam recursos naturais, em especial filiais de transnacionais japonesas, taiwanesas e sul-coreanas. Elas ingressaram no país atraídas por recursos minerais como a bauxita, matéria-prima utilizada para a fabricação de alumínio. Outro recurso que as atraiu foi o gás natural, que responde por mais de 90% da eletricidade gerada no país.
  A produção industrial transformou a Tailândia em uma plataforma de exportação e tem levado o país a obter sucessivos superávits comerciais nos últimos anos. Apesar do grande crescimento econômico, cerca de 10% dos tailandeses vivem em condições de miséria, o que se reflete no seu IDH (0,690), considerado baixo para um país industrializado.
O crescimento econômico na Tailândia não afetou toda a população
PROTESTOS NA TAILÂNDIA
  Os protestos na Tailândia começaram em novembro de 2013, e são organizados por opositores que exigem a renúncia da primeira-ministra Yingluck Shinawatra. Ela teria usado a maioria governista no parlamento para aprovar leis com objetivo de anistiar e evitar a prisão do irmão, Thaksin Shinawatra, ex-primeiro-ministro do país, condenado por corrupção e deposto em 2006 por um golpe de Estado. Segundo os adversários, a chefe de governo seria apenas um "fantoche" de Thaksin, que continua no centro da política tailandesa, apesar do exílio. A lei acabou sendo rejeitada pelo Senado, mas a desconfiança de que a premiê é apenas uma fachada para o seu irmão, incitou os protestos.
Thaksin Shinawatra - ex-primeiro-ministro da Tailândia
  As semanas seguidas de protesto levaram o premiê a dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas para fevereiro, para tentar acalmar os ânimos. As manifestações continuaram, e o governo acabou decretando estado de emergência em Bangcoc em 21 de janeiro de 2014. Logo após o anúncio das eleições, a comissão eleitoral tailandesa recomendou que elas fossem adiadas, o que foi negado por Shinawatra, que decidiu manter a data da eleição, no dia 2 de fevereiro de 2014.
Yingluck Shinawatra - primeira-ministra da Tailândia
  Suthep Thaugsuban, líder da oposição e ex-vice-primeiro-ministro durante a administração do Partido Democrata (2008-2011), é o principal coordenador dos protestos. Grande parte dos opositores é integrante da classe média e alta urbana e de setores próximos do Exército e da monarquia. Thaksin e sua irmã são integrantes do partido Puea Tha, e contam com o apoio dos tailandeses mais pobres, principalmente do norte e nordeste do país.
  Suthin Taratin, um dos líderes da oposição foi morto no dia 26 de janeiro, quando fazia um discurso parado em uma caminhonete, o que provocou mais ainda a ira dos manifestantes.
Milhares de manifestantes desfilam pelas ruas de Bangcoc, em 22 de dezembro de 2013
  Os protestos seguiam pacíficos até 30 de novembro de 2013, porém, o confronto entre manifestantes e partidários do governo, levou a morte de um manifestante. Desde então, mais de dez pessoas já foram mortas e mais de 500 ficaram feridas.
  Após o início dos confrontos, os manifestantes passaram a ter como alvo prédios públicos e oficiais, que foram ocupados pelos opositores - entre eles a Casa do Governo, o Ministério das Finanças, a sede do Comando das Forças Terrestres do Exército, a sede da Polícia Metropolitana, tribunais, escritórios do governo e redes de TV. Os manifestantes esperaram a intervenção do exército em favor do golpe, o que não aconteceu.
Suthep Thaugsuban - principal líder da oposição na Tailândia
  Em alguns protestos, os policiais tentaram dispersar os manifestantes com gás lacrimogênio, canhões de jatos d'água e disparos de bala de borracha. Os opositores responderam com pedras, garrafas e bombas caseiras, ao mesmo tempo em que tentavam remover as barricadas de cimento que cercavam a sede do governo.
  Após grande repercussão negativa, o chefe da autoridade metropolitana pediu para as tropas não usarem mais gás lacrimogêneo, além de permitir que os manifestantes ocupassem as sedes das autoridades.
Manifestante joga bomba caseira contra a polícia em 02 dezembro
  A Tailândia enfrenta uma profunda crise política desde 2006, quando um golpe de estado militar depôs o então primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, irmão mais velho da atual primeira-ministra, com frequentes manifestações nas ruas que causaram dezenas de mortes.
ALGUNS DADOS SOBRE A SÍRIA
NOME: Reino da Tailândia
CAPITAL: Bangcoc
Centro financeiro de Bangcoc
LÍNGUA OFICIAL: tailandês
GOVERNO: Monarquia Constitucional Parlamentarista
FORMAÇÃO: 1238
Monarquia Constitucional: 24 de junho de 1932
GENTÍLICO: tailandês
LOCALIZAÇÃO: centro da Península da Indochina e Península Malaia
ÁREA: 513.120 km² (50º)
POPULAÇÃO (ONU - Estimativa 2013): 67.497.151 habitantes (20º)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 131,54
hab./km² (56º)
MAIORES CIDADES (Estimativa 2013):
Bangcoc: 6.452.254 habita
ntes
Bangcoc - capital e maior cidade da Tailândia
Nonthaburi: 291.555 habitantes
Nonthaburi - segunda maior cidade da Tailândia
Pak Kret: 201.365 habitantes
Pak Kret - terceira maior cidade da Tailândia
PIB (FMI - 2013): U$ 376,989 bilhões (30º)
IDH (ONU - 2012): 0,690 (103º)
EXPECTATIVA DE VIDA (ONU - 2005/2010): 73,56 anos (83º)
CRESCIMENTO VEGETATIVO (ONU - 2005-2010): 0,66% ao ano (148º)
MORTALIDADE INFANTIL (ONU - 2011): 12,41/mil (68º)
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA World Factbook - 2011): 33% (151º)
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (Pnud - 2009/2010): 94,1% (76º)
PIB PER CAPITA (FMI - 2011): U$ 5.394 (91º)
MOEDA:Baht Tailandês

RELIGIÃO: budismo (85%), islamismo (6,8%), hinduísmo (4,0%), cristianismo (2,1%), sem religião ou ateísmo (2,1%).
DIVISÃO: a Tailândia se divide em 75 províncias e uma municipalidade com o mesmo nível administrativo das províncias. As províncias estão reunidas em 4 regiões que não possuem função administrativa e são utilizadas apenas para fins estatísticos e geográficos. As regiões são: Central, Norte, Nordeste e Sul.
Regiões da Tailândia
  A Região Norte é composta por 17 províncias: Chiang Mai, Chiang Rai, Kamphaeng Phet, Lampang, Lamphun, Mae Hong Son, Nakhon Sawan, Nan, Phavao, Phetchabun, Phichit, Phitsanulok, Phrae, Sukhothai, Tak, Uthai Thani e Uttaradit.
  A Região Nordeste é composta por 19 províncias: Amnat Charoen, Buri Ram, Chaiyaphum, Kalasin, Khon Kaen, Loei, Maha Sarakham, Mukdahan, Nakhon Phanom, Nakhon Ratchasima, Nong Bua Lam Phu, Nong Khai, Roi Et, Sakon Nakhon, Si Sa Ket, Surin, Ubon Ratchathani, Udon Thani e Yasothon.
  A Região Central é formada por 25 províncias e a Região Metropolitana de Bangcoc: Ang Thong, Chachoengsao, Chai Nat, Chanthaburi, Chon Buri, Kanchanaburi, Lop Buri, Metrópole de Bangcoc, Nakhon Nayok,  Nakhon Pathom, Nonthaburi, Pathum Thani, Phetchaburi, Phra Nakhon Si Ayutthaya, Prachin Buri, Prachuap Khiri Khan, Ratchaburi, Rayong, Sa Kaeo, Samut Prakan, Samut Sakhon, Samut Songkhram, Saraburi, Sing Buri, Suphan Buri e Trat.
  A Região Sul é composta por 14 províncias: Chumphon, Krabi, Nakhon Si Thammarat, Narathiwat, Pattani, Phangnga, Phatthalung, Phuket, Ranong, Satun, Songkhla, Surat Thani, Trang e Yala.
FONTE: Tamdjian, James Onnig. Estudos de geografia: o espaço do mundo II, 9º ano / James Onnig Tamdjian, Ivan Lazzari Mendes. - São Paulo: FTD, 2012.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog