terça-feira, 24 de junho de 2014

A REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA

ATLAS das representações literárias de regiões brasileiras, IBGE, 2009
  A região do Vale do Paraíba está localizada entre a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira, ao longo do curso do rio Paraíba do Sul, que nasce no estado de São Paulo e tem sua foz localizada no estado do Rio de Janeiro.
  É uma região socioeconômica que abrange a Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista no estado de São Paulo, e a Mesorregião Sul Fluminense no estado do Rio de Janeiro, e que se destaca por concentrar uma parcela considerável do PIB do Brasil.
  Localiza-se nas margens da rodovia Presidente Dutra (BR-116), no trecho denominado eixo Rio-São Paulo, dentro do complexo metropolitano formado pelas duas capitais e com seu principal eixo urbano seguindo o traçado da Via Dutra.
Via Dutra, no trecho entre Taubaté e Pindamonhangaba - SP
  Apesar de ser altamente urbanizada e industrializada, a região também tem reservas naturais importantes, como a Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, um dos pontos mais altos do Brasil, e a Serra de Bocaína, localizada entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, as áreas de Mata Atlântica, além de cidades pequenas e fazendas de interesse histórico e arquitetônico.
Cachoeira dos Veados, na Serra de Bocaína,
  De acordo com o censo do IBGE 2010, a população dos municípios da região do Vale do Paraíba é de quase 3,3 milhões de habitantes, sendo São José dos Campos, localizada em São Paulo, a maior cidade.
  No lado do Rio de Janeiro, as cidades que compõem a região do Vale do Paraíba são: Volta Redonda, Resende, Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Valença, Rio das Flores e Paraíba do Sul.
Valença - RJ
  No lado paulista, os municípios que compõem a região do Vale do Paraíba são: São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Aparecida, Arapeí, Areias, Atibaia, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guararema, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lorena, Lavrinhas, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, Silveiras e Tremembé.
Cruzeiro - SP
  Embora geograficamente façam parte do vale, algumas cidades não compartilham de história comum com as demais cidades da região, devido pertencerem à Região Metropolitana de São Paulo, fazendo com que os vales paraibanos desconheçam o fato dessas cidades se localizarem geograficamente dentro do vale, como Guararema, Santa Isabel e Salesópolis, que fazem parte do Vale do Paraíba, mas não da mesorregião do Vale do Paraíba Paulista, que é uma divisão política.
Salesópolis - SP
HISTÓRIA
  A história do Vale do Paraíba está intimamente ligada ao ciclo econômico do café, porém, antes do ciclo do café, no início do século XVIII, essa região foi ocupada por engenhos de produção de açúcar e lavouras de subsistência. No século XIX, a região se tornou um grande polo agrícola de café em nosso país.
  No início do século XX, um grupo de religiosos da ordem trapista (congregação religiosa católica) se instalou na fazenda Maristela, em Tremembé - SP, e introduziu a cultura do arroz nas várzeas do rio Paraíba do Sul, além de novas técnicas de plantio e irrigação.
Tremembé - SP
  Após a decadência do café, ocorrida após a crise econômica mundial de 1929, começa a se desenvolver a produção de leite. A industrialização do Vale do Paraíba começou na década de 1940, durante o Estado Novo, após um acordo diplomático feito entre o Brasil e os Estados Unidos.
  Por meio desse acordo, teve início em 1942, a construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda - RJ, que foi inaugurada em 1946, tornando-se um dos maiores complexos siderúrgicos do mundo e o maior da América Latina.
  O início da produção de aço na CSN serviu de base para a industrialização do país e, especialmente, do Vale do Paraíba, com a chegada na região de empresas ligadas a siderurgia, bem como a indústria automotiva e aeroespacial.
Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de Volta Redonda - RJ
ECONOMIA
  A região do Vale do Paraíba é considerada uma região de grande importância econômica em nosso país, abrigando um grande número de indústrias e municípios importantes, como São José dos Campos, Taubaté e Volta Redonda.
Agropecuária
  A agropecuária ainda é de grande importância para vários municípios dessa região. O Vale do Paraíba é o segundo maior polo produtor de leite do país, apesar dessa produção encontrar-se em decadência. Atualmente, o arroz é o principal produto agrícola da região, onde é produzido principalmente nas várzeas do rio Paraíba do Sul e seus afluentes.
  O cultivo do arroz no Vale é realizado nas propriedades da região, a maioria pertencentes a descendentes de italianos, que aproveitam a vocação natural das terras de várzeas para o cultivo do cereal.
Cultivo de arroz em Pindamonhangaba - SP
  O arroz do Vale do Paraíba desempenha importante papel social e de preservação ambiental, pois regula a extração de areia, limita a expansão urbana desordenada, controla inundações e evita conflitos sociais pela posse da terra na zona rural e periferia das cidades. Além disso, os produtores de arroz são os maiores interessados em zelar pela qualidade e disponibilidade da água dos rios e nascentes da região.
  Na estrutura fundiária do Vale, predominam as pequenas e médias propriedades rurais familiares, fruto das mudanças significativas na forma de distribuição das terras ocorridas a partir da decadência do café, quando as grandes fazendas passaram a ser retalhadas em partilhas e heranças familiares.
São José do Barreiro - SP
Indústria
  Na década de 1950, a região industrializou-se rapidamente. Nesta época destacou-se, no lado paulista, a criação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e, consequentemente, a instalação da indústria aeronáutica Embraer, o maior complexo aeroespacial da América Latina, em São José dos Campos, além das montadoras Volkswagen, Ford, e da LG. No lado fluminense, destaque para a Coca-Cola (Companhia Fluminense de Refrigerantes), as montadoras PSA Peugeot Citröen, Volkswagen Caminhões e Ônibus (a maior fábrica de caminhões do Brasil) Guardian do Brasil, Votorantim (Siderúrgica Barra Mansa), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Michelin, White Martins, Indústria Nacional de Aços Luminados (INAL), Companhia Estanífera Brasileira (CESBRA) e S/A Tubonal (fabricante de tubos de aço), entre outros.
Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos  Campos - SP
Educação
  A região do Vale do Paraíba conta com várias ETECs (Escola Técnica Estadual), além de contarem com, no mínimo, uma escola do Sistema S (Escolas Profissionalizantes - Senar, Senac, Sesc, Sescoop, Senai, Sesi, Sest, Senat, Sebrae).
  A região conta também com um grande número de instituições de ensino superior, tanto da rede privada como pública, que realizam cursos de graduação e pós-graduação.
Universidade Vale do Paraíba, em São José dos Campos - SP
PRINCIPAIS CIDADES DO VALE DO PARAÍBA
São José dos Campos - SP
  São José dos Campos é a sede da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Está localizada na mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e na microrregião de São José dos Campos, estando distante cerca de 94 km da capital paulista, São Paulo, ocupando um área de 1.099,409 km². De acordo com o IBGE, sua população em 2013 estava estimada em 673.255 habitantes, sendo o 7° município mais populoso do estado de São Paulo e o 28° do Brasil.
  São José dos Campos foi elevada à categoria de vila em 27 de julho de 1767, e no decorrer do século XIX, foi grande produtor de café. A indústria começa a ganhar força a partir da segunda metade do século XX, quando várias empresas começaram a se instalar no município, como a Panasonic, Johnson & Johnson, Ericsson, Philips, General Motors (GM), Petrobras, Embraer, entre outras.
  Possui importantes centros de ensino e pesquisas, como o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto de Ensinos Avançados (IEAv), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IEA), a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento (IP&D), sendo um importante tecnopolo de material bélico, metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina.
São José dos Campos
Taubaté - SP
  Taubaté está localizada a 130 km de São Paulo, sendo sede da segunda sub-região da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Pertence a mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e a microrregião de São José dos Campos, possuindo uma área de 624,885 km² e, de acordo com o IBGE, sua população em 2013 estava estimada em 296.431 habitantes, sendo o 23° mais populoso município paulista. Foi elevada à categoria de vila em 5 de dezembro de 1645.
  É o segundo maior polo industrial e comercial da região, abrigando empresas como a Volkswagen, Ford, LG, Alstom, Usiminas, Cameron, Embraer, além do Comando de Aviação do Exército.
  Desempenhou um importante papel na evolução econômica e histórica do país. Durante o ciclo do ouro, foi núcleo irradiador do bandeirantismo, onde os bandeirantes partiram da vila em busca de ouro na região das Minas Gerais. Durante o Segundo Reinado, em pleno apogeu da economia cafeeira, Taubaté destacou-se como o maior produtor de café do país, tendo sediado o Convênio de Taubaté, em 1906.
Taubaté - SP
Volta Redonda - RJ
  Volta Redonda está localizada na mesorregião Sul Fluminense e na microrregião do Vale do Paraíba Fluminense, estando distante 127 quilômetros da capital do estado, Rio de Janeiro. É conhecida como "Cidade do Aço", devido à grande produção de aço decorrente da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN. Sua área é de 182,483 km² e, de acordo com estimativa do IBGE, em 2013 sua população era de 261.522 habitantes. Tornou-se município no dia 17 de julho de 1954, emancipando-se de Barra Mansa.
  Até início da década de 1940, Volta Redonda era um pequeno povoado, com uma população de pouco mais de 3 mil habitantes. Com a instalação da Companhia Siderúrgica Nacional, no início da década de 1940, Volta Redonda começou a receber milhares de pessoas, que vinham em busca de emprego nas indústrias que foram se instalando em seu entorno.
Volta Redonda - RJ
FONTE: Torrezani, Neiva Canargo. Vontade de saber geografia, 7° ano / Neiva Camargo Torrezani. -- 1. ed. -- São Paulo: FTD, 2012.





3 comentários:

Anônimo disse...

muito bom esse artigo, me salvou em uma disciplina.
o site poderia ter menos anuncios.

Anônimo disse...

Excelente

Anônimo disse...

Excelente, muito obrigada, professor!

ADSENSE

Pesquisar este blog