terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A SIBÉRIA RUSSA

  A Sibéria é uma vasta região da Rússia e do norte do Cazaquistão, que estende-se dos Montes Urais até o oceano Pacífico no sentido leste-oeste, e do Ártico até os montes do centro-norte do Cazaquistão, no sentido norte-sul. A área total da Sibéria é de 10.007.400 km² e, geograficamente, pode ser dividida em Planície Ocidental Siberiana e Planalto Central Siberiano. O nome "Sibéria" tem origem tártara, e significa "terra do sono".
  A Sibéria Russa corresponde à parte centro-oriental da Rússia, e representa três quartos do território russo (cerca de 58% da área da Rússia). Constitui grande fronteira econômica, pois abriga uma enorme quantidade de recursos naturais.
  A região siberiana constitui uma importante reserva de riqueza econômica para o país. Por isso, importantes centros de indústria de base estão localizados na Sibéria.
    Além da grande riqueza mineral, o solo da Sibéria é muito fértil, embora permaneça congelado grande parte do ano.
       Distrito Federal Siberiano        Sibéria Russa geográfica        Sibéria numa definição mais ampla e em usos históricos
  O clima da Sibéria varia entre o clima polar e o clima continental. Nessa região há o predomínio da vegetação de tundra nas áreas de clima polar, e da taiga nas áreas de clima frio.
  A região da Sibéria abriga locais praticamente desconhecidos. O rigor dos climas frio e polar torna essa região do planeta bastante hostil aos seres humanos, pois durante o inverno as médias térmicas nunca são superiores a -15ºC. Por isso, sua ocupação sempre foi difícil e é a região menos povoada da Rússia. É na Sibéria que situa-se o local habitado mais frio do mundo, a aldeia de Oymyakon. As principais cidades da Sibéria são: Irkutsk, Krasnoyarsk, Novosibirsk, Omsk e Tomsk.
Aldeia de Oymyakon, Rússia - o lugar mais habitado mais frio do mundo
GEOGRAFIA
  A região da Sibéria pertence ao continente asiático e é muito rica em jazidas minerais de ferro, cobre, estanho, ouro, diamante e recursos energéticos fósseis como petróleo, carvão mineral (possui cerca de 30% das reservas mundiais) e gás natural (maior produtor mundial), o que coloca a Rússia entre os maiores produtores desses minérios.
  A Planície Ocidental Siberiana consiste principalmente de depósitos aluviais do Cenozoico e é uma região baixa, cuja média de altitude é de 60 metros acima do nível do mar. Os principais rios dessa planície são os rios Ob e Ienissei. Na zona sul da planície, onde as temperaturas são mais elevadas, ocorre as estepes.
Região da Planície Ocidental Siberiana
  O Planalto Central Siberiano situa-se entre os rios Ienissei e Lena, e ocupa uma área de cerca de 3,5 milhões de km², com uma altitude máxima de 1.701 metros acima do nível do mar. Esse planalto é ocupado principalmente por florestas de coníferas, e é uma região rica em recursos minerais, principalmente carvão mineral, ouro, ferro, diamante e gás natural.
Região do Planalto Central Siberiano
  A hidrografia da Sibéria é composta por vários rios, além de diversos lagos. Dentre os rios siberianos, destacam-se o Ob e Ienissei, localizados na Planície Ocidental, e o Lena, na porção central da região. Ao sul, numa área de fossa tectônica, aparece o lago Baikal, o maior lago de água doce da Ásia e o mais antigo lago do mundo.
  O relevo varia de uma área para outra. Na parte central, existe planícies e o Planalto Siberiano. Na porção leste, uma série de cadeias montanhosas e maciças fazem parte da paisagem. O solo da Sibéria, principalmente no norte, é um solo de permafrost, que passa grande parte do ano coberto de gelo.
Omsk - com uma população de 1.212.312 habitantes (estimativas 2015) é a segunda maior cidade da Sibéria e a oitava maior da Rússia
HISTÓRIA
  A colonização da Sibéria ocorreu no século XI e XII. Os povos que habitavam a região antes da chegada dos colonizadores russos eram nômades e, assim como ocorreu no continente americano, os povos nativos foram dizimados e os sobreviventes foram forçados a seguirem a cultura russa.
  Os traços culturais desenvolvidos pelos nativos siberianos eram totalmente diferentes dos desenvolvidos pelos russos. Os nativos siberianos realizam ritos funerários que justificou a dominação e assimilação pelos russos.
  Devido à dificuldade em abrir valas no solo gelado ou encharcado, alguns povos siberianos, como os koryaques e os chukchis, não enterravam seus mortos, dissecavam-nos e desmembravam-nos e depois distribuíam as várias partes, já secas, pelos familiares mais próximos. Estes pedaços eram apelidados de "avós", funcionando como amuleto. Outros povos siberianos, como os kamchadales, transportavam os mortos para o "além", e davam os cadáveres para os cães comerem e, assim, os animais ficariam bastante fortes para puxarem os trenós. Os russos, devido às suas tradições cristãs, viam estes povos como bárbaros.
Lago Baikal - Sibéria
  A ocupação russa começou em 1581, com uma expedição que derrotou os nativos que habitavam a região, sendo que a dominação total da região ocorreu entre os séculos XVII e XVIII.
  No período imperial da Rússia, a Sibéria era uma região agrícola utilizada para exilar alguns cidadãos contrários ao regime russo.
  No século XIX, foi iniciada a Ferrovia Transiberiana, a maior ferrovia do mundo, que faz a conexão entre a Rússia europeia e as outras províncias do extremo oriente do país. Neste mesmo período começou a industrialização da Sibéria, graças à descoberta de vários recursos minerais na área.
  No início do século XX, métodos agropecuários modernos foram introduzidos no sul da Sibéria, com o objetivo de aumentar a produção de cereais e de produtos lácteos.
Ferrovia Transiberiana e ao fundo o Lago Baikal
  Durante a Guerra Civil Russa (1918-1920), um movimento anti-bolchevique formou um governo independente na Sibéria, que foi derrotado pelas tropas russas e reincorporou a Sibéria à União Soviética, em 1922.
  Durante o Primeiro Plano Quinquenal Soviético (1928-1932), a Sibéria teve um crescimento industrial considerável, graças aos complexos de mineração de carvão mineral e ferro. Aliado ao crescimento econômico, aumentou os campos de trabalho forçado, que se espalhou por toda a Sibéria, onde os presos, principalmente políticos contrários ao regime soviético, eram usados como força de trabalho nos campos de mineração.
  Durante o período socialista, com o objetivo de povoar e integrar as regiões isoladas do território soviético, o governo implantou cidades e passou a estimular o desenvolvimento de atividades agropecuárias e extrativas na Sibéria.
Novosibirsk - com uma população de 1.562.865 habitantes (estimativa 2015) é a maior cidade da Sibéria e a terceira maior da Rússia
  Com a Segunda Guerra Mundial, enormes complexos fabris da Rússia Ocidental foram transferidos para a Sibéria, que se transformou num ponto estratégico para a União Soviética.
  Nas décadas de 1960 e 1970, as tensões políticas entre a União Soviética e a China culminaram em conflitos às margens do rio Ussuri, e grandes contingentes de tropas soviéticas foram estacionados ao longo da fronteira entre os dois países.
  Em 1980 foi concluída uma nova estrada de ferro de 3.200 quilômetros de extensão, entre Ust-Kut, no rio Lena, e Komsomolsk-na-Amure, no rio Amur.
Irkutsk - possui uma população de 634.213 habitantes (segundo estimativas 2015) é a quarta maior cidade da Sibéria
ECONOMIA
  A economia da Sibéria se baseia na extração de produtos minerais. No subsolo siberiano há uma abundância de carvão mineral, petróleo, gás natural, diamante, minério de ferro e ouro. A agricultura siberiana se concentra mais ao sul, na região de estepes, onde se produz trigo, centeio, aveia e girassol.
  A exploração das reservas minerais provocou um surto de crescimento industrial a partir da década de 1950. Abriram-se campos de exploração de petróleo e gás natural na Sibéria Ocidental e construíram-se gigantescas hidrelétricas nos rios Angara, Ienissei e Ob. Instalaram-se oleodutos e gasodutos nos montes Urais e estabeleceram-se indústrias siderúrgicas, de refino de alumínio, de produção de celulose e maquinaria.
Krasnoyarsk - possui uma população de 1.068.231 (segundo estimativas 2015) habitantes e é a terceira maior cidade da Sibéria e a décima quarta maior da Rússia
POPULAÇÃO
  Antes da colonização russa, a Sibéria era povoada por tribos de muitas etnias, de organização social primitiva que se adaptava culturalmente às condições físicas, viviam da caça, da coleta e do pastoreio de renas. Atualmente, a Sibéria passa por um intenso processo de urbanização e sua população é de pouco mais de 38 milhões de habitantes.
  A população siberiana atual sobrevive principalmente das atividades urbano-industriais e da extração de produtos minerais, com uma pequena porcentagem da população sobrevivendo das atividades agropastoris.
Tomsk - com uma população de 537.901 habitantes (estimativa 2015) é a quinta maior cidade da Sibéria
FONTE: Geografia nos dias de hoje, 9º ano / Cláudio Giardino ... [et al.]. - 1. ed. - São Paulo: Leya, 2012. - (Coleção nos dias de hoje).

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog