domingo, 28 de fevereiro de 2016

A REPÚBLICA DA MACEDÔNIA

  A República da Macedônia está localizada no interior da península Balcânica, sendo um país sem litoral, e limita-se com a Sérvia e com Kosovo a norte, a Bulgária a leste, a Grécia ao sul e a Albânia a oeste. É uma das ex-repúblicas da antiga Iugoslávia e, diferentemente das outras ex-repúblicas iugoslavas, seu processo de independência se deu de forma pacífica. A Bulgária foi o primeiro país a reconhecer a Macedônia como nação independente. A Grécia foi totalmente contra a independência em razão do emprego do nome e do símbolo da bandeira utilizada, visto que a Grécia tem uma província chamada Macedônia.
  A oposição da Grécia à independência da Macedônia, resultou num bloqueio comercial, em fevereiro de 1994. Somente com a modificação da bandeira e da Constituição nacional, em 1995, os dois países normalizaram as relações, retornando as exportações agrícolas pelo porto de Salônica, no mar Egeu.
Prilep - com uma população de 67.040 habitantes (estimativa 2016) é a quarta maior cidade da Macedônia
HISTÓRIA
  A história da República da Macedônia, em grande parte, está ligada ao Reino da Macedônia. O país foi colonizado pela primeira vez pelos eslavos no século VI e sofreu uma série de conquistas. No século VII foi conquistado pelos búlgaros, em 1014 pelos bizantinos, e pela Sérvia no século XIV. Passou a fazer parte do Império Otomano em 1355.
  Em 1864, o Império Otomano dividiu a Macedônia em três províncias: Salônica, Monastir e Kosovo. Entre 1893 e 1897, houve um desenvolvimento de movimentos nacionalistas macedônios. Em 1903, um levante macedônio, com o apoio da Bulgária, foi reprimido violentamente pelos turcos, onde houve a destruição de 105 vilas de macedônios eslavos.
  A Macedônia ficou dividida entre a Sérvia, a Bulgária e a Grécia depois da Guerra dos Balcãs, entre 1912 e 1913. Essa divisão foi fruto da guerra entre vários países contra o Império Otomano e entre os próprios países da região. Após a guerra, o território macedônio ficou dividido em: região costeira Macedônia - Grécia -, e região central e norte da Macedônia - atual República da Macedônia - Sérvia. 
  Após a Primeira Guerra Mundial, os sérvios da Vadar-Macedônia passaram a fazer parte do Estado Federal da Iugoslávia.
  Durante a Segunda Guerra Mundial, a Macedônia foi ocupada pela Bulgária entre 1941 e 1944, e no período após-guerra fez parte da Iugoslávia, porém continuaram as tensões entre a etnia da Vadar-Macedônia e dos sérvios.
Tetovo - com uma população de 53.549 habitantes (estimativa 2016) é a quinta maior cidade da Macedônia
  Após a morte do presidente iugoslavo General Tito, em 1980, a República da Iugoslávia começou a se esfacelar no início da década de 1990. Após a declaração de independência feita pela Eslovênia e pela Croácia, a República Socialista da Macedônia tentou a sua libertação em relação à Iugoslávia, mas a presença de uma parcela significativa de albaneses na população e as objeções impostas pelo governo grego sobre a ideia de nascer um Estado com o mesmo nome de uma região do norte da Grécia, dificultou de imediato esse desejo. Em 8 de setembro de 1991, finalmente a Macedônia conseguiu sua independência.
  Em abril de 1993, a República da Macedônia foi admitida como membro da Organização das Nações Unidas, com o nome de "Antiga República Iugoslava da Macedônia". A Grécia não aprovou e bloqueou o reconhecimento deste país junto à União Europeia, contestando o nome do país e a utilização, na bandeira, do Sol de Vergina de Alexandre, o Grande, e símbolo greco-macedônio.
Stip - com uma população de 48.369 habitantes (estimativa 2016) é a sexta maior cidade da Macedônia
  Seis países membros da União Europeia reconheceram o novo Estado, em dezembro de 1993, assim como os Estados Unidos em fevereiro de 1994. Em resposta ao reconhecimento da independência da Macedônia, a Grécia estabeleceu um embargo comercial à nova república. Em abril de 1994, a Comissão Europeia deu início a um processo contra a Grécia no Tribunal de Justiça Europeu, após sua recusa em retirar o embargo. Com a mudança da Constituição e da bandeira do país, a Grécia finalmente reconheceu a independência da Macedônia, em 1995, restabelecendo as relações entre os dois países.
Veles - com uma população de 44.240 habitantes (estimativa 2016) é a sétima maior cidade da Macedônia
REINO DA MACEDÔNIA
  A história do Reino da Macedônia está vinculada aos povos que habitavam a região da Grécia e da Anatólia na Antiguidade. A partir do ano 700 a.C., o povo denominado macedônio emigrou para o leste, a partir de sua terra natal às margens do rio Haliacmon. Com Amintas I, o reino se estendeu além do rio Áxio até a península de Calcídica. Egas foi a capital do reino até 400 a.C., quando o rei Arquelau a transferiu para Pela.
  A Macedônia alcançou uma posição hegemônica dentro da Grécia durante o reinado de Filipe II (359-336 a.C.). Alexandre III (O Grande), filho de Filipe, levou os exércitos da Macedônia ao Egito, onde derrotou o Império Aquemênida e chegou até a Índia.
  Durante um período de onze anos, o império Macedônico contribuiu para a difusão da cultura grega no Oriente. Alexandre fundou uma grande quantidade de cidades e promoveu a fusão da cultura grega com a dos povos conquistados, dando origem ao helenismo.
  No tempo da Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.), a Macedônia era uma potência secundária que se revezava, ora apoiando Esparta, ora apoiando Atenas. A Macedônia tornou-se cada vez mais influenciada pela cultura da cidade de Atenas durante este período, embora alguns atenienses de destaque consideravam os macedônios como bárbaros.
Reino da Macedônia durante a Guerra do Peloponeso
  Durante o governo de Filipe V (222-179 a.C.) e de seu filho Perseu (179-168 a.C.), o Reino da Macedônia entrou em choque com o crescente poder da República Romana, promovendo uma série de guerras contra o Império Romano, onde os macedônios saíram derrotados em várias delas, fato este que provocou o declínio do Reino da Macedônia. Em 146 a.C., a Macedônia se tornou uma província romana.
  Em 65 a.C., os romanos acabaram com os últimos resquícios do império Macedônico, quando conquistaram o reino Selêucida Macedônio na Ásia sob seu último rei, Antíoco VII. No ano 30 a.C., os romanos exterminaram o restante dos descendentes macedônios no Egito, com a derrota de Cleópatra VII.
Ohrid - com uma população de 42.507 habitantes (estimativa 2016) é a oitava maior cidade da Macedônia
GEOGRAFIA
  Grande parte do território da República da Macedônia é formado por planaltos, com altitudes entre 600 e 900 metros. O Monte Korab, localizado na fronteira entre a República da Macedônia e a Albânia, é o ponto culminante do país, com uma altitude de 2.764 metros. O solo macedônico é constituído principalmente por xisto e rochas vulcânicas.
  O clima predominante da República da Macedônia é o temperado mediterrâneo, com forte influência continental. O verão é quente e seco e o inverno é relativamente frio e com queda de neve.
Monte Korab - ponto culminante da República da Macedônia
  Na República da Macedônia existem cerca de 1.100 grandes fontes de água. Os rios deságuam em três bacias diferentes: Mar Egeu, Mar Adriático e Mar Negro. A bacia do Mar Egeu cobre 87% do território do país, com destaque para o rio Vardar, que é o maior rio do país e drena 80% do território macedônio. Seu vale desempenha um importante papel na economia e no sistema de comunicação do país.
  O rio Drin Negro forma a bacia do Mar Adriático, que abrange cerca de pouco mais de 12% do território macedônio. Ele recebe as águas dos lagos Prespa e Ohrid. A bacia do Mar Negro abrange menos de 1% do território macedônio, no norte do país, no monte Skopska Crna Gora, onde está a nascente do rio Morava Binachka, afluente do rio Danúbio.
Vale do rio Vardar - Macedônia
ECONOMIA
  A Macedônia é um dos países mais pobres da Europa, com elevadas taxas de desemprego. A renda per capita é de pouco menos de 5 mil dólares. Antes de se tornar independente da República da Iugoslávia, a Macedônia era a república mais pobre daquele país. Após sua independência, pouca coisa mudou, principalmente durante a década de 1990, devido aos conflitos existentes na região e ao bloqueio econômico imposto pela Grécia.
Kavadarci - com uma população de 39.205 habitantes (estimativa 2016) é a nona maior cidade da Macedônia
  A agricultura é uma das principais atividades econômicas do país, ocupando cerca de 20% da População Economicamente Ativa (PEA). Os principais produtos agrícolas cultivados no país são trigo, arroz, tabaco, milho, frutas e uva. Os principais recursos minerais da Macedônia são chumbo, zinco, cobre e cromo.
  As principais indústrias existentes no país são de processamento de alimentos, bebidas, têxteis, produtos químicos, ferro, aço, cimento, energia e produtos farmacêuticos. Os principais parceiros econômicos da Macedônia são a Alemanha, a Rússia, a Itália, a Sérvia e o Reino Unido.
  Nos últimos anos, tentando diversificar sua economia, o país vem investindo pesadamente na indústria do turismo.
Gostivar - com uma população de 36.277 habitantes (estimativa 2016) é a décima maior cidade da Macedônia
ALGUNS DADOS DA MACEDÔNIA

NOME: República da Macedônia
CAPITAL: Escópia
Monumento ao Guerreiro, em Escópia - Macedônia
GENTÍLICO: macedônio (a)
LÍNGUA OFICIAL: macedônio
GOVERNO: República Parlamentarista
INDEPENDÊNCIA: da Iugoslávia
Declarada: 8 de setembro de 1991
Reconhecida: 8 de abril de 1993
LOCALIZAÇÃO: Península Balcânica (sudeste da Europa)
ÁREA: 25.713 km² (146º)
POPULAÇÃO (ONU - Estimativa 2016): 2.072.482 habitantes (148°)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 80,6 hab./km² (90°). Obs: a densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressa pela relação entre a população total e a superfície de um determinado território.
CRESCIMENTO VEGETATIVO (ONU - Estimativa 2015): 0,08% (197°). Obs: o crescimento vegetativo, crescimento populacional ou crescimento natural é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma  determinada população.
CIDADES MAIS POPULOSAS (Estimativa 2016):
Escópia: 676.540 habitantes
Escópia - capital e maior cidade da Macedônia
Bitola: 96.529 habitantes
Bitola - segunda maior cidade da Macedônia
Kumanovo: 71.692 habitantes
Kumanovo - terceira maior cidade da Macedônia
PIB (FMI - 2015): US$ 10,198 bilhões (131º). Obs: o PIB (Produto Interno Bruto), representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano).
PIB PER CAPITA (FMI 2015): US$ 4.943 (98°). Obs: o PIB per capita ou renda per capita é o Produto Interno Bruto (PIB) de um determinado lugar dividido por sua população. É o valor que cada habitante receberia se toda a renda fosse distribuída igualmente entre toda a população. 
IDH (ONU - 2015): 0,747 (81°). Obs: o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais, variando de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e PIB per capita. A classificação é feita dividindo os países em quatro grandes grupos: baixo (de 0,0 a 0,500), médio (de 0,501 a 0,800), elevado (de 0,801 a 0,900) e muito elevado (de 0,901 a 1,0).
  acima de 0,900
    0,850-0,899
   0,800-0,849
   0,750-0,799
   0,700-0,749
  0,650–0,699
   0,600–0,649
   0,550–0,599
   0,500–0,549
   0,450–0,499
  0,400–0,449
   0,350–0,399
   0,300–0,349
   abaixo de 0,300
   Sem dados
EXPECTATIVA DE VIDA (ONU - 2015): 74,22 anos (72º). Obs: a expectativa de vida ou esperança de vida, expressa a probabilidade de tempo de vida média da população. Reflete as condições sanitárias e de saúde de uma população.
TAXA DE NATALIDADE (ONU - 2015): 11,18/mil (152º). Obs: a taxa de natalidade é a porcentagem de nascimentos ocorridos em uma população em um determinado período de tempo para cada grupo de mil pessoas, e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE (CIA World Factbook 2015): 8,77/mil (88º). Obs: a taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um índice demográfico que reflete o número de mortes registradas, em média por mil habitantes, em uma determinada região por um período de tempo e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (CIA World Factbook - 2015): 8,32/mil (65°). Obs: a taxa de mortalidade infantil refere-se ao número de crianças que morrem no primeiro ano de vida entre mil nascidas vivas em um determinado período, e é contada de menor para maior.
TAXA DE FECUNDIDADE (CIA World Factbook - 2015): 1,5 filhos/mulher (178º). Obs: a taxa de fecundidade refere-se ao número médio de filhos que a mulher teria do início ao fim do seu período reprodutivo (15 a 49 anos), e é contada de maior para menor.
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (CIA World Factbook - 2015): 97,3% (75°). Obs: essa taxa refere-se a todas as pessoas com 15 anos ou mais que sabem ler e escrever.
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA World Factbook - 2015): 67,8% (68°). Obs: essa taxa refere-se a porcentagem da população que mora nas cidades em relação à população total.
MOEDA: Dinar Macedônio
RELIGIÃO: cristianismo (64,2%, sendo 61,4% de ortodoxos e 2,8% de outras religiões cristãs), islamismo (2,8%), ateísmo (1,4%), sem religião e outras religiões(6%).
DIVISÃO: a República da Macedônia está subdividida em 84 municipalidades, onde destas municipalidades, 10 constituem a cidade de Escópia, uma unidade distinta de governo local e a capital do país.
Adicionar legenda
FONTE: Projeto Araribá: geografia / organizadora Editora Moderna; editor  responsável: Fernando Carlo Vedovate. - 3. ed. - São Paulo: Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog