terça-feira, 19 de julho de 2016

CHAPADA GAÚCHA (MG): A CHAPADA DA SOJA

  A cidade de Chapada Gaúcha, localizada no estado de Minas Gerais, além de abrigar o Parque Grande Sertão Veredas, abriga também propriedades que se especializaram na produção de soja.
  Na entrada da cidade ergue-se o barracão da Cooperativa dos Produtores de Soja. As ruas não são calçadas, mas por elas circulam enormes caminhões e tratores.
  O município de Chapada Gaúcha, antiga Vila dos Gaúchos, teve seu povoamento por volta de 1976, quando chegaram os primeiros moradores, vindos do Rio Grande do Sul, por meio do projeto PADSA (Projeto de Assentamento Dirigido à Serra das Araras), que integrava os municípios de Formoso, Arinos, Januária e São Francisco.
Plantio direto de soja na palha capim, em Chapada Gaúcha - MG
  No ano de 1994 aconteceu um plebiscito na Vila dos Gaúchos com o objetivo de escolher o nome do novo Distrito e os nomes mais votados foram: Novo Horizonte, Chapada Gaúcha e Serra Gaúcha. Como já tinha outros distritos com a denominação Novo Horizonte, prevaleceu o segundo, Chapada Gaúcha. Neste mesmo ano, a Câmara Municipal de São Francisco aprovou a Lei nº 1.523 de 19 de dezembro de 1994 criando o novo Distrito de Chapada Gaúcha, tendo seu território desmembrado do Distrito remanescente de Serra das Araras. Em 28 de janeiro de 1995, foi instalado o Distrito de Chapada Gaúcha, na antiga Vila dos Gaúchos; neste mesmo ano começou o processo de emancipação do distrito, se tornando o único povoado mineiro que virou Distrito e Município no mesmo ano. Pela Lei nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995, ocorreu a junção dos Distritos de Chapada Gaúcha e Serra das Araras e a criação do município de Grande Sertão Veredas, tendo o Distrito de Serra das Araras como distrito. Em 1996 ocorreu a primeira eleição municipal e, em 1º de janeiro de 1997, instalou-se a primeira administração municipal.
Visão aérea da cidade de Chapada Gaúcha
  A partir da promulgação da Lei Orgânica, que ocorreu em 7 de novembro de 1997, estabeleceu-se 25 de julho para comemorar o aniversário do município, por ser dia do agricultor (colono/trabalhador rural) e dia do motorista, devido o município ser essencialmente agrícola.
GEOGRAFIA
  O município de Chapada Gaúcha apresentou, no censo do IBGE de 2010, uma população de 10.805 habitantes. Em 2015, segundo estimativas do IBGE, sua população era de 12.495 habitantes, distribuídos numa área de 3.255,189 km².
  Chapada Gaúcha está localizado na microrregião de Januária, pertencente à mesorregião do Norte de Minas Gerais. Faz divisa com os municípios de São Francisco, Urucuia, Januária, Pintópolis, Arinos e Formoso (todos em Minas Gerais) e Cocos, na Bahia, estando distante cerca de 700 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte. Sua altitude é de 624 metros acima do nível do mar.
  A vegetação predominante no município é o Cerrado, e o clima dominante é o tropical típico, com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco.
Paisagem de Chapada Gaúcha - MG
ECONOMIA
  Economicamente, o município de Chapada Gaúcha é o que mais cresce no estado de Minas Gerais, graças ao setor agro-silvo-pastoril.
  A principal atividade econômica de Chapada Gaúcha é a agricultura extensiva, com destaque para a produção de soja e de sementes de brachiárias. Vem despontando atualmente, a agricultura familiar, a pecuária e o comércio.
  O município possui um forte potencial para o turismo ecocultural, graças à presença no seu território, de muitas áreas de conservação, como o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, o Parque Estadual da Serra das Araras, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari e várias RPPN's (Reservas Particular do Patrimônio Natural). No município há muitas cachoeiras e uma grande diversidade de fauna e flora do cerrado.
Campo de semente de Brachiária brizhanta, em Chapada Gaúcha - MG
  No entorno da sede do município de Chapada Gaúcha predomina a agricultura extensiva, mecanizada com implementos agrícolas avançados, cujos proprietários são, em sua grande maioria, agricultores oriundos do Rio Grande do Sul, que nos últimos anos vêm investindo no agronegócio em vários estados, como São Paulo, Mato Grosso, Bahia e no norte e noroeste de Minas Gerais, cuja produção é quase toda voltada para a exportação.
  Nas comunidades tradicionais ainda permanece a forma rudimentar de trabalhar a terra. Nelas, produtores independentes estão envolvidos em atividades econômicas de pequena escala, como o extrativismo, a agricultura, a pesca, a coleta e o artesanato. Os pequenos agricultores produzem para o consumo próprio e, no caso de excedentes, estes são comercializados.
Cultivo de soja, em Chapada Gaúcha - MG
  Cerca de 20 comunidades se organizam para colher e comercializar produtos feitos com variados frutos nativos ao longo do ano, ajudando a manter porções selvagens do mais ameaçado bioma brasileiro, o Cerrado.
  Além do agronegócio, dos parques estaduais e das belezas naturais, outro fator que chama atenção no cenário nacional, é a moeda social (a vereda), que circula no município.
Fazenda em Chapada Gaúcha - MG
PARQUE NACIONAL GRANDE SERTÃO VEREDAS
    O Parque Grande Sertão Veredas está cercado de soja por todos os lados. Situa-se na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, com sede localizada no município de Chapada Gaúcha. Possui uma área de 231.668 hectares e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
  O nome do parque é uma homenagem a João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores da literatura brasileira, cuja obra-prima foi Grande Sertão: Veredas, onde destaca a luta dos sertanejos. O parque preserva parte do planalto chamado Chapadão Central, que divide as bacias dos rios São Francisco e Tocantins.
  A vegetação do parque é o Cerrado, fazendo dele o maior do país com essa predominância. Há mata de galeria nas margens dos rios, onde podem ser encontrados muitos buritis. São comuns o pacari e o ipê-amarelo.
  Dentre a fauna, destaca-se a presença de emas, do tamanduá-bandeira, do lobo-guará e do veado-campeiro, entre outras espécies. A caça, as carvoarias e os desmatamentos constantes são os principais problemas do parque.
Parque Nacional Grande Sertão Veredas, em Chapada Gaúcha - MG
PARQUE ESTADUAL DA SERRA DAS ARARAS
  O Parque Estadual da Serra das Araras é outro parque localizado no município de Chapada Gaúcha. Possui uma área de 11.137 hectares e se destaca pelos seus paredões e diversos ecossistemas, sendo considerado um área de preservação permanente (veredas, matas ciliares, nascentes e topos de morros). Seus sítios geomorfológicos, funcionam como habitat e criadouro natural de espécies de araras ameaçadas de extinção (como a arara-vermelha e a arara-canindé).
  A região é preenchida por inúmeras veredas (cabeceiras pouco profundas), que fornecem abrigo e servem de reprodução de treze espécies de faunas ameaçadas de extinção, além de abrigar paisagens naturais de grande valor.
  A vegetação é formada predominantemente pelo Cerrado e ecossistemas associados. Dentre as espécies da flora destacam-se a fava-d'anta, a mangabeira, o pequi, o jatobá-de-cerrado, o araçá, a gabiroba, dentre outros. Nas veredas e matas ciliares há presença marcante da palmácea buriti e da pindaíba.
  Na fauna, além das araras, destacam-se o veado-galheiro ou sussuapara, espécie extremamente rara em Minas Gerais, que ocupa as áreas alagadas das veredas, do veado-campeiro, da onça-parda, da jaguatirica, do gato-mourisco, da lontra, do tatu-canastra, do tamanduá-bandeira e uma variedade de outras espécies.
Parque Estadual Serra das Araras, em Chapada Gaúcha - MG
RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL VEREDAS DO ACARI
  A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (REDS) Veredas do Acari está localizada no Distrito de Serra das Araras, município de Chapada Gaúcha. Possui uma área de 60.975 hectares e sua criação se deu através do Decreto sem número de 21 de outubro de 2003.
  A reserva trata-se de um complexo de veredas que tem como principal uma vereda chamada Acari, a qual cedeu o nome à unidade de conservação (UC) e, ao longo do seu percurso, transforma no rio Acari, que deságua diretamente no rio São Francisco.
  Suas belas veredas é uma área de proteção especial devido a sua importância para o regime hídrico do rio São Francisco. Existem belas paisagens, lindas cachoeiras e lagoas, as quais contêm várias espécies de animais do bioma Cerrado, alguns ameaçados de extinção, como o lobo-guará, a onça-parda, o suçuapara, a ema, a anta, o tatu-canastra, o tatu-bola, o veado-campeiro, a arara-vermelha, a arara-amarela (canindé), entre outros.
  O objetivo dessa reserva é proteger e conservar o bioma Cerrado na bacia do rio São Francisco e trazer benefícios para as populações tradicionais que habitam o entorno de referida UC, através do uso de áreas de uso sustentável no seu interior, além de proteger a biodiversidade e os aquíferos e promover a pesquisa do pequi, da fava-d'anta e de outros frutos do Cerrado, que são disponibilizados para extração pelas populações tradicionais do entorno.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, em Chapada Gaúcha - MG
REFERÊNCIA: Terra, Lygia
Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil / Lygia Terra, Regina Araújo, Raul Borges Guimarães. - 2. ed. - São Paulo: Moderna, 2013.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog