quarta-feira, 6 de julho de 2016

VANUATU: O PAÍS DA POPULAÇÃO MAIS FELIZ DO MUNDO

  Antiga Novas Hébridas, Vanuatu foi administrado pelo Reino Unido e pela França, tornando-se independente em 1980. Localizada na Oceania, o território de Vanuatu é formado por 83 ilhas que ocupam o arquipélago das Nova Hébridas. O país não possui fronteiras terrestres e as nações mais próximas são as Ilhas Salomão ao norte, e Fiji a leste.
  Situado em uma zona de convergência entre placas tectônicas, Vanuatu é frequentemente atingido por erupções, terremotos e tsunamis.
  Em 1887, franceses e britânicos iniciaram a colonização do arquipélago das Novas Hébridas, que conquistou a independência em 1980, adotando a nomenclatura atual - Vanuatu. Desde então, o país passou a integrar a Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth). As heranças do processo de colonização estão presentes nos idiomas oficiais do país: inglês, francês e bislama, que é uma adaptação regional do inglês. Além dessas três línguas oficiais, existem mais de cem dialetos tribais.
Localização de Vanuatu na Oceania
HISTÓRIA
  A pré-história de Vanuatu é um pouco incerta. A teoria mais aceita, baseia-se em evidências arqueológicas de que povos que falavam línguas austronésias habitaram as ilhas entre 4.000 e 6.000 anos atrás. Fragmentos de cerâmica encontrados datam de 1.300 a.C.
  A primeira ilha de Vanuatu descoberta pelos europeus foi a ilha de Espírito Santo, em 1606, quando o explorador português Pedro Fernandes de Queirós avistou-a e pensou tratar-se de um continente do sul. Os europeus retornaram às ilhas em 1678, quando o explorador francês Louis Antoine de Bougainville redescobriu as ilhas. Em 1774, o capitão inglês James Cook, nomeou as ilhas de Novas Hébridas, nome que permaneceu até a independência do arquipélago.
  Em 1825, o comerciante francês Peter Dillon descobriu madeira de sândalo na ilha e Erromango, iniciando uma corrida que terminou em 1830 após um confronto entre trabalhadores imigrantes polinésios e melanésios autóctones.
Lenakel - com uma população de 2.826 habitantes (estimativa 2016) é a quarta maior cidade de Vanuatu
  Durante a década de 1860, fazendeiros da Austrália, de Fiji, da Nova Caledônia e de Samoa, que necessitavam de mão de obra, incentivaram o comércio de trabalhadores, que foram contratados por um longo tempo, chamado de "blackbirding" ("pássaro preto", em português). No auge do blackbirding, mais da metade da população adulta masculina das ilhas foram trabalhar no exterior.
  No século XIX, missionários católicos e protestantes chegaram às ilhas, além de colonos em busca de terra para as plantações de algodão. Quando os preços do algodão entraram em colapso no mercado mundial, esse cultivo foi substituído por plantações de café, cacau, banana e, principalmente, por coco.
  Inicialmente, súditos britânicos da Austrália formaram a maioria dos colonos que chegaram às ilhas, mas a criação da Companhia Caledônia das Novas Hébridas, em 1882, fez com que a maioria da população passasse a ser de colonos franceses.
  Os interesses de franceses e britânicos pelas ilhas provocou uma disputa entre os dois países, que desejavam anexar este território. Em 1906, França e Reino Unido concordaram em administrar conjuntamente as ilhas. Chamado de Condomínio Franco-Britânico, era uma forma única de governo, com distintos sistemas governamentais que se reuniram em um tribunal comum. Melanésios foram impedidos de adquirir a cidadania tanto britânica quanto francesa. No início dos anos 1940, vários protestos foram realizados contra essa forma de governo.
Isangel - com uma população de 2.741 habitantes (estimativa 2016) é a quinta maior cidade de Vanuatu

  Durante a Segunda Guerra Mundial, a chegada de norte-americanos, com sua conduta informal e relativa riqueza, promoveu a ascensão do nacionalismo nas ilhas. A crença em uma figura mística messiânica chamada John Frum era a base para um culto à carga indígena (um movimento para tentar obter bens industriais através da magia), que prometia a libertação da Melanésia. Atualmente, John Frum é uma religião e um partido político com um membro no Parlamento de Vanuatu.
  O primeiro partido político foi estabelecido no início de 1970 e, originalmente, chamava-se Partido Nacional das Novas Hébridas, que teve como um dos fundadores o padre Walter Lini, que mais tarde se tornou primeiro-ministro. Renomeado Pati Vanua'aku em 1974, o partido iniciou o movimento pela independência. Em 1980, em meio a uma breve guerra civil, chamada de Guerra do Coco, foi criada a República de Vanuatu.
  Durante a década de 1990, ocorreu uma instabilidade política, resultando em um governo mais descentralizado. Em 1996, o Vanuatu Mobile Force, um grupo paramilitar local, tentou dar um golpe de Estado por causa de uma disputa salarial. Houve denúncias de corrupção no governo do presidente Maxime Carlot Korman. Em novembro de 1997, o presidente Jean Marie Leye dissolveu o Parlamento. Em 14 de março de 2015, o arquipélago foi devastado pelo ciclone Pam, que causou dezenas de mortes.
Parte de Porto Vila após a passagem do ciclone Pam, em 2015
GEOGRAFIA
  Vanuatu é um arquipélago composto por 83 ilhas relativamente pequenas, das quais duas - Matthew e Hunter - são reclamadas pelo departamento francês de Nova Caledônia. Geologicamente recentes, as ilhas são de origem vulcânicas, espalhadas a uma distância de 1.300 km no sentido norte-sul. O ponto mais elevado de Vanuatu é o Monte Rabwemasana, localizado na ilha de Espírito Santo, com uma altitude de 1.879 metros.
  A maioria das ilhas de Vanuatu são íngremes, com solos instáveis e com pouca reserva permanente de água doce. As terras também são, em sua maioria, impróprias para a agricultura. O litoral é geralmente rochoso, com recifes de franja e sem plataforma continental.
Monte Rabwemasana - ponto culminante de Vanuatu
  Existem vários vulcões ativos em Vanuatu, destacando-se o Monte Yasur, o vulcão acessível mais ativo do mundo, bem como o Lopevi e vários outros vulcões submarinos. A atividade vulcânica é comum, sendo constante a ocorrência de erupções. Uma erupção submarina bem recente ocorreu em novembro de 2008, com uma magnitude de 6,4 graus, mas não houve vítimas.
  Vanuatu é reconhecido como uma distinta eco-região terrestre, conhecida pelas suas florestas tropicais. É parte da ecozona da Austrália, que inclui Nova Caledônia, Ilhas Salomão, Austrália, Papua Nova Guiné e Nova Zelândia.
Monte Yasur em atividade em 2006
  A população crescente de Vanuatu está aumentando a pressão sobre os recursos naturais locais por causa da agricultura, do pastoreio, da caça e da pesca. Cerca de 90% da população vanuatuense consome peixe, o que causou intensa pesca perto das aldeias e o esgotamento das espécies de peixes perto da costa.
  O clima de Vanuatu é quente e chuvoso - tropical no norte e subtropical no sul. A estação chuvosa vai de novembro a abril, mas súbitos aguaceiros podem acontecer em qualquer época do ano.
Paisagem de Vanuatu
  Embora bem florestada, a maioria das ilhas já mostram sinais de desmatamento. Eles têm sido registrado (especialmente de madeira de maior valor) em grande escala decorrente do corte e queima para a agricultura, convertidos em plantações de coco e em criações de gado, e mostram sinais de aumento da erosão do solo e deslizamentos de terra.
  A água doce é cada vez mais escassa e as bacias de terra firme estão sendo desmatadas e degradadas. Outra questão ambiental refere-se a disposição inadequada dos resíduos sólidos e a poluição. A falta de oportunidades de emprego nas indústrias e nas áreas urbanas e a inacessibilidade aos mercados contribuem para aumentar a pobreza no país.
Sola - com uma população de 2.419 habitantes (estimativa 2016) é a sexta maior cidade de Vanuatu
POPULAÇÃO
  Apesar de apresentar alguns problemas socioeconômicos, os habitantes de Vanuatu são considerados os mais felizes do mundo. Um dos principais motivos para esse feito são as belezas naturais que o país abriga. Essa constatação ocorreu em 2006, quando uma Organização Não Governamental do Reino Unido pesquisou o nível de felicidade da população em 178 país, e os vanuatuenses lideraram o ranking.
  Cerca de 92% da população de Vanuatu é composta por nivanuatus (um grupo melanésio), 6% é composto por outros grupos melanésios e 2% é formada por europeus e/ou outros grupos.
  Existem três idiomas oficiais em Vanuatu: o inglês, o francês e o bislama (um idioma crioulo que evoluiu do inglês), além de mais de 100 línguas faladas nas ilhas.
  O cristianismo é a religião predominante, que está dividido em várias denominações. A Igreja Presbiteriana é a maior delas, que abarca um terço da população.
Saramatha - com uma população de 2.323 habitantes (estimativa 2016) é a sétima maior cidade de Vanuatu
CULTURA
  A ilha de Tanna está povoada completamente por melanésios, que seguem um tipo de vida mais tradicional que os de muitas outras ilhas. Em algumas das aldeias a cultura é conhecida como kastom (do inglês custom, costume), onde estão proibidos os inventos modernos. Os homens usam kotekas (pênis bainha, tradicionalmente usadas pelos nativos do sexo masculino para cobrir seus órgãos genitais) e camisas de grama, e os meninos não vão à escola. Os vanuatuenses amam o seu país e desejam que os visitantes o desfrutem ao máximo.
Vanuatuenses usando koteka
  O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth, é um deus no sul do Pacífico. A tribo Yaohnanen, de Vanuatu, acredita que o príncipe é um ser divino, filho de um espírito da montanha que viajou pelos mares para um lugar distante, se casou com uma mulher poderosa, e retornará à sua terra um dia.
  Existe um movimento do tipo "culto a produtos", onde as tribos se focam na obtenção de bens materiais trazidos das nações industrializadas. Eles vêem esses materiais avançados como tendo sido criados por espíritos ou ancestrais para eles, e que foram injustamente "apreendidos" por outras nações. A maioria desses cultos a produtos foram iniciados durante a Segunda Guerra Mundial, quando grandes quantidades de mercadorias eram trazidas pelos militares para a região. Quando a guerra terminou e as bases se fecharam, as entregas acabaram, fazendo com que os nativos criassem falsos aeroportos e equipamentos de rádio com cocos, na esperança de atrair mais entregas, imitando o que tinham visto. Assim, quando o casal real fez uma visita oficial a Vanuatu em 1974 (levando presentes), a lenda do príncipe Philip cresceu mais ainda.
Vídeo sobre Vanuatu
ECONOMIA
  A economia de Vanuatu está baseada principalmente na agricultura de subsistência ou de pequena escala, que emprega cerca de 65% da população economicamente ativa. A pesca, os serviços financeiros de bancos estrangeiros e o turismo, são outras importantes fontes de renda. Não há no país reservas minerais e os derivados de petróleo vem de outros países, principalmente da Austrália.
Lorevilko com uma população de 2.210 habitantes (estimativa 2016) é a oitava maior cidade de Vanuatu
  O desenvolvimento econômico de Vanuatu depende exportações. O país é prejudicado devido à vulnerabilidade aos desastres ambientais e as longas distâncias entre os principais mercados e as ilhas.
Lakatoro - com uma população de 1.854 habitantes (estimativa 2016) é a nona maior cidade de Vanuatu
ALGUNS DADOS DE VANUATU
NOME: República de Vanuatu
INDEPENDÊNCIA: do Reino Unido e da França, em 30 de julho de 1980
CAPITAL: Porto Vila
Centro de Porto Vila
GENTÍLICO: vanuatuano, vanuatuense
LÍNGUA OFICIAL: bislama, inglês e francês
GOVERNO: República Presidencialista
LOCALIZAÇÃO: Oceania (Melanésia)
ÁREA: 12.189 km² (158º)
POPULAÇÃO (ONU - Estimativa 2016): 270.950 habitantes (189°)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 22,22 hab./km² (160°). Obs: a densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressa pela relação entre a população total e a superfície de um determinado território.
CRESCIMENTO VEGETATIVO (ONU - Estimativa 2015): 2,38% (37°). Obs: o crescimento vegetativo, crescimento populacional ou crescimento natural é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma  determinada população.
CIDADES MAIS POPULOSAS (Estimativa 2016):
Porto Vila: 47.598 habitantes
Porto Vila - capital e maior cidade de Vanuatu
Luganville: 21.235 habitantes
Luganville - segunda maior cidade de Vanuatu
Norsup: 5.633 habitantes
Norsup - terceira maior cidade de Vanuatu
PIB (FMI - 2015): US$ 765 milhões (178º). Obs: o PIB (Produto Interno Bruto), representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano).
PIB PER CAPITA (FMI 2015): US$ 3.081,00 (123°). Obs: o PIB per capita ou renda per capita é o Produto Interno Bruto (PIB) de um determinado lugar dividido por sua população. É o valor que cada habitante receberia se toda a renda fosse distribuída igualmente entre toda a população. 
IDH (ONU - 2015): 0,594 (134°). Obs: o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais, variando de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e PIB per capita. A classificação é feita dividindo os países em quatro grandes grupos: baixo (de 0,0 a 0,500), médio (de 0,501 a 0,800), elevado (de 0,801 a 0,900) e muito elevado (de 0,901 a 1,0).
  acima de 0,900
    0,850-0,899
   0,800-0,849
   0,750-0,799
   0,700-0,749
  0,650–0,699
   0,600–0,649
   0,550–0,599
   0,500–0,549
   0,450–0,499
  0,400–0,449
   0,350–0,399
   0,300–0,349
   abaixo de 0,300
   Sem dados
EXPECTATIVA DE VIDA (ONU - 2015): 72,4 anos (118º). Obs: a expectativa de vida ou esperança de vida, expressa a probabilidade de tempo de vida média da população. Reflete as condições sanitárias e de saúde de uma população.
TAXA DE NATALIDADE (ONU - 2015): 22,35/mil (86º). Obs: a taxa de natalidade é a porcentagem de nascimentos ocorridos em uma população em um determinado período de tempo para cada grupo de mil pessoas, e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE (CIA World Factbook 2015): 7,82/mil (109º). Obs: a taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um índice demográfico que reflete o número de mortes registradas, em média por mil habitantes, em uma determinada região por um período de tempo e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (CIA World Factbook - 2015): 49,45/mil (174°). Obs: a taxa de mortalidade infantil refere-se ao número de crianças que morrem no primeiro ano de vida entre mil nascidas vivas em um determinado período, e é contada de menor para maior.
TAXA DE FECUNDIDADE (CIA World Factbook - 2015): 3,25 filhos/mulher (49º). Obs: a taxa de fecundidade refere-se ao número médio de filhos que a mulher teria do início ao fim do seu período reprodutivo (15 a 49 anos), e é contada de maior para menor.
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (CIA World Factbook - 2015): 74,0% (167°). Obs: essa taxa refere-se a todas as pessoas com 15 anos ou mais que sabem ler e escrever.
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA World Factbook - 2015): 74,2% (166°). Obs: essa taxa refere-se a porcentagem da população que mora nas cidades em relação à população total.
MOEDA: Vatu
RELIGIÃO: cristianismo (92,8%, sendo 51,6% de protestantes, 17,1% de anglicanos, 14,4% de católicos, 9,7% de outras religiões cristãs), crenças tradicionais (3,5%), outras religiões (3,1%), sem religião ou ateus (0,6%).
DIVISÃO: Vanuatu está dividido em seis províncias, que são: Malampa, Penama, Sanma, Shefa, Tafea e Torba.
Mapa de Vanuatu
REFERÊNCIA: Adas, Melhem
Expedições geográficas / Melhem Adas, Sérgio Adas. - 2. ed. - São Paulo: Moderna, 2015.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog