domingo, 30 de outubro de 2011

REGIÃO METROPOLITANA DE GUARABIRA

  A Região Metropolitana de Guarabira, está localizada no estado da Paraíba e foi idealizada por meio de uma proposta apresentada pela deputada estadual Léa Toscano, aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba e sancionada pelo govrnador Ricardo Coutinho por meio de Lei Complementar n° 101, de 12 de julho de 2011.
Léa Toscano - autora do projeto que criou a Região Metropolitana de Guarabira
  A Região Metropolitana de Guarabira é integrada por 18 municípios: Guarabira, Alagoinha, Araçagi, Belém, Borborema, Caiçara, Cuitegi, Dona Inês, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, Sertãozinho e Serraria.
  O objetivo da criação dessa Região Metropolitana, é fortalecer esses municípios no que se refere à destinação de recursos, projetos, ações e políticas públicas de governo, pois a integração dessas cidades limítrofes facilita a administração de seus problemas comuns, cujas soluções convergem para a cidade polo, racionalizando as ações comuns aos municípios envolvidos, sobretudo em áreas como saneamento básico, saúde, educação segurança pública, infraestrutura e turismo.
Centro de Guarabira
  A população dos 18 municípios juntos é de 193.656 habitantes. Grande parte dessas pessoas busca em Guarabira o atendimento às suas demandas, sem que haja qualquer racionalização na aplicação dos recursos públicos, tanto municipais, como estaduais e federais.
  Guarabira é chamada de "Raínha do Brejo" pelo fato de ser a cidade-polo de uma região que se caracteriza pela regularidade de chuvas. Geograficamente não está inserida na Microrregião do Brejo Paraibano por ter uma região própria que leva o seu nome, ou seja, a Microrregião de Guarabira, mais torna-se uma importante referência política e econômica na região do Brejo. Ambas (Região do Brejo e Guarabira) fazem parte da Mesorregião do Agreste Paraibano.
Estátua de Frei Damião em Guarabira
  Guarabira possui um comércio muito dinâmico, atraindo um grande fluxo de pessoas, diariamente, ao seu centro comercial. As confecções destacam-se no setor industrial, havendo também indústrias de móveis, pré-moldados, vinagre, ração, beneficiamento de cana-de-açúcar, entre outras. A agricultura da Região Metropolitana de Guarabira é predominantemente de subsistência, com destaque para o cultivo de feijão, milho, bananas, mandioca, urucum, cana-de-açúcar, entre outros.
  A avicultura se destaca como a atividade econômica que mais cresceu nos últimos dez anos. A empresa Guaraves, com sede em Guarabira, é a maior do Nordeste, exportando seus produtos, não só para outras partes do Brasil, como também para a Ásia, África e Oriente Médio.
Abatedouro Industrial da Guaraves em Guarabira
FONTE: portalmidia.net e brejo.com

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog