sábado, 14 de abril de 2012

QUESTÕES DE GEOGRAFIA: ATUALIDADES

1) (Enade) A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do progresso progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses "valores" se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.
LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p. 3 (adaptado).
O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação.
De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:
a) Representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação;
b) Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo;
c) Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais;
d) Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação;
e) Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
2) (ENADE) Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.
Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público alvo de possíveis ações de inclusão digital.
II. O uso de TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.
IV. O maior problema do acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I e II;
b) II e IV;
c) III e IV;
d) I, II e III;
e) I, III e IV.
3) (ENADE)
A educação é o Xis da questão
Disponível em:. Acesso em: 24 agos. 2011
A expressão "o Xis da questão" usada no título infográfico diz respeito:
a) À quantidade de anos de estudos necessários para garantir um emprego estável com salário digno;
b) Às oportunidades de melhoria salarial que surgem à medida que aumenta o nível de escolaridade dos indivíduos;
c) À influência que o ensino de língua estrangeira nas escolas tem exercido na vida profissional dos indivíduos;
d) Aos questionamentos que são feitos acerca da quantidade mínima de anos de estudo que os indivíduos precisam para ter boa educação;
e) À redução da taxa de desemprego em razão da política atual de controle da evasão escolar e de aprovação automática de ano de acordo com a idade.
4) (ENEM) No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à Internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro de 2011, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais - como o Facebook e o Twitter - ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.
SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da liberdade. Isto É Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado)
Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à Internet permitiu aos jovens árabes:
a) Reforçar a atuação dos regimes políticos existentes;
b) Tomar conhecimento dos fatos sem se envolver;
c) Manter o distanciamento necessário à sua segurança;
d) Disseminar vírus capazes de destruir programas de computadores;
e) Difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.
5) (ENADE) A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existente no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.
Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
a) A preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade;
b) A redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação;
c) O reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade;
d) A redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico;
e) A distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
6) (ENADE) Em uma reportagem, Owen Jones, autor do livro Chavs: a difamação da classe trabalhadora, publicada no Reino Unido, comenta as recentes manifestações de rua em Londres e em outras principais cidades inglesas. Jones prefere chamar a atenção para as camadas sociais mais desfavorecidas do país, que desde o início dos distúrbios, ficaram conhecidas no mundo todo pelo apelido chavs, usado pelos britânicos para escarnecer dos hábitos de consumo da classe trabalhadora. Jones denuncia um sistemático abandono governamental dessa parcela da população: "Os políticos insistem em culpar os indivíduos pela desigualdade", diz. (...) "você não vai ver alguém assumir ser um chav, pois se trata de um insulto criado como forma de generalizar o comportamento das classes mais baixas. Meu medo não é o preconceito e, sim, a cortina de fumaça que ele oferece. Os distúrbios estão servindo como argumento ideal para que se faça valer a ideologia de que os problemas sociais são resultados de defeitos individuais, não de falhas maiores. Trata-se de uma filosofia que tomou conta da sociedade britânica com a chegada de Margaret Thatcher ao poder, em 1979, e que basicamente funciona assim: você é o culpado pela falta de oportunidades. (...) Os políticos insistem em culpar os indivíduos pela desigualdade".
Suplemento Prosa & amp.; Verso, O Globo, Rio de Janeiro, 20 ago. 2011, p. 6 (adaptado).
Considerando as ideias do texto, avalie as afirmações a seguir:
I. Chavs é um apelido que exalta hábitos de consumo de parcela da população britânica.
II. Os distúrbios ocorridos na Inglaterra serviram para atribuir deslizes de comportamento individual como causas de problemas sociais.
III. Indivíduos da classe trabalhadora britânica são responsabilizados pela falta de oportunidades decorrente da ausência de políticas públicas.
IV. As manifestações de rua na Inglaterra reivindicavam formas de inclusão nos padrões de consumo vigente.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I e II;
b) I e IV;
c) II e III;
d) I, III e IV;
e) II, III e IV.
7)(ENADE) Entre os 10% mais pobres, apenas 0,6% têm acesso à Internet; entre os 10% mais ricos, essa porcentagem é 56,3%. Somente 13,3% dos negros usam a Internet, mais de duas vezes menor que a porcentagem relativa aos de raça branca (28,3%). Os índices de acesso à Internet nas regiões Sul (25,6%) e Sudeste (26,6%) contrastam com os das regiões Norte (12%) e Nordeste (11,9%).
Disponível em: http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php.
Acesso em: 10 ago. 2011
Considerando esse tema, avalie as seguintes asserções:
Verifica-se que os dados indicados acima fazem parte da lógica da exclusão digital.
PORQUE
Apesar de o acesso à Internet ser cada vez maior, um país de desigualdades socioeconômicas, como o Brasil, precisa de investimentos, suporte e regulamentação governamental para aumentar o percentual da população que tem acesso à rede mundial de computadores.
Disponível em: http://info.abril.com/noticias/internet/brasil-tem-43-mi-deinternautas-diz-ibope-04052011-25.shl. 
Acesso em: ago. 2011.
Acerca dessa asserções, assinale a opção correta:
a) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira;
b) As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira;
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, falsa;
d) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, verdadeira;
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
8) (ENADE) O ciclo hidrológico pode ser definido como fenômeno de circulação de água entre a atmosfera e a superfície terrestre. Assim, o ciclo hidrológico:
I. tem vários componentes, contudo sua dinâmica é sempre igual em todo o planeta.
II. é principalmente importante no processo de evaporação em áreas tanto urbanas quanto florestadas.
III. é composto de evaporação, evapotranspiração, precipitação, interceptação, infiltração e escoamento superficial.
IV. é diferente em áreas urbanas, principalmente porque, ao contrário do que ocorre em áreas florestadas, há pouca infiltração de água no solo das cidades.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I     b) II     c) I e III     d) II e IV     e) III e IV.
9) (ENADE) É possível identificar várias áreas nas quais a urbanização se deve diretamente à consecução do agronegócio globalizado. Como é notório, a modernização e expansão destas atividades promovem o processo de urbanização e de crescimento das áreas urbanas, cujos vínculos principais se devem às inter-relações cada vez maiores entre campo e cidade.
ELIAS, D. Globalização e fragmentação do espaço agrícola do Brasil. Scripta Nova. v. X, 218 (03), 1/8/2006. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-218-03
As inter-relações entre campo e cidade mencionadas no texto referem-se à presença de:
a) Atividades agrícolas nas cidades pequenas e médias do Brasil, como plantio de subsistência nas suas periferias;
b) Trabalhadores urbanos nos campos, como meio de fuga dos problemas das cidades diante da globalização econômica;
c) Agricultores que comandam cidades impõem suas lógicas à produção dos espaços urbanos criando o "rururbano";
d) Serviços altamente especializados em algumas cidades, para atender às demandas de atividades agrícolas globalizadas, como a agricultura científica;
e) Atividades urbanas nos espaços rurais, como bancos e cooperativas, que passam a comandar a produção agrícola globalizada.
GABARITO
1 - e     2 - a     3 - b     4 - e     5 - b     6 - e     7 -a     8 -e     9 - d











Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada

ADSENSE

Pesquisar este blog