sexta-feira, 16 de maio de 2014

A AGROPECUÁRIA DA AMÉRICA CENTRAL

  A agricultura é a base da economia dos países da América Central. Nas pequenas e médias propriedades, predomina uma agricultura de subsistência, onde se cultivam milho, feijão, abóbora, mandioca, entre outros. Nos latifúndios, predomina a agricultura comercial destinada à exportação. Neles cultivam-se a cana-de-açúcar, banana, tabaco, algodão e café, principalmente.
  Na pecuária, predomina a criação de bovinos, suínos e de aves, sendo a maior parte criada no sistema extensivo.
AGROPECUÁRIA DA AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL
  Nos planaltos, em função dos bons solos de origem vulcânica, os produtos mais cultivados são o café, em El Salvador, e o milho, na Guatemala. Nas zonas de maior altitude cultiva-se o trigo.
  Nas baixadas litorâneas do mar do Caribe, desde Belize até o Panamá, o principal produto cultivado é a banana, tendo como grande produtor Honduras. A produção dessa fruta é dominada por grandes companhias norte-americanas, como a Chiquita Brands.
Mapa agrícola da América Central
  Em virtude de uma epidemia que ficou denominada de mal do Panamá e que destruiu parte das plantações de banana do litoral Atlântico, o produto foi introduzido na costa do Pacífico, onde vem se desenvolvendo com bons resultados.
El Salvador
  El Salvador emprega quase dois terços de sua mão de obra na agricultura. O país é o maior produtor mundial de goma balsâmica, usada em medicamentos e perfumaria. As culturas agrícolas dominantes são café, cana-de-açúcar, feijão, milho, arroz, tabaco, algodão, laranja e banana. Na pecuária destaca-se a criação de equinos, bovinos, suínos e aves.
  Apesar de várias tentativas de reforma agrária, as desigualdades permanecem enorme entre os proprietários rurais, onde os latifúndios, que respondem pela grande maioria das terras do país, produzem no sistema de plantation, destinada à exportação e nas pequenas propriedades praticam uma agricultura de subsistência.
Cultivo de algodão em El Salvador
Honduras
  Em Honduras, a agricultura é um ponto importante da economia, no qual emprega quase dois terços de sua mão de obra. Os principais produtos da pauta de exportações são o café, a banana e o camarão. Os Estados Unidos são o principal parceiro comercial do país, com cerca de 70% das transações comerciais hondurenhas feitas com os norte-americanos. Na pecuária hondurenha destacam-se a criação de bovinos, suínos e aves, criados no modelo extensivo, servindo para abastecer o mercado interno e, em menor parcela, para a exportação.
Costa Rica
  A Costa Rica se diferencia dos vizinhos desde o século XIX. Grande produtor de banana, cana-de-açúcar e café, o país conseguiu lucrar bastante com as exportações desses alimentos em alguns períodos de preços elevados, como a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Em momentos como esses, os Estados Unidos e a Europa, muito envolvidos no conflito, precisavam garantir o abastecimento de alimentos à própria população.
  Ao contrário dos seus vizinhos, a Costa Rica conseguiu tirar proveito desses momentos de preço privilegiado, porque investiu o lucro para reverter o quadro social bastante pobre. Assim, muitos recursos que seriam gastos na compra de armamentos e de outros equipamentos militares, passaram a ser investidos em educação, moradia, saúde e transporte.
  Na pecuária costariquenha, destacam-se os rebanhos bovinos, suínos e a criação de aves. Recentemente começou a ser cultivado no país flores, cuja produção é toda destinada a exportação.
Cultivo de banana na Costa Rica
Belize
  Em Belize, a economia é essencialmente agrária, muito dependente da exportação de açúcar e banana. Recentemente, foi ampliado o cultivo de cítricos, que já contribuem para elevar o valor das exportações do país. Grande parte desse produto é exportado para os Estados Unidos. Na pecuária de Belize destacam-se as criações de equinos, bovinos, suínos e aves.
Guatemala
  A Guatemala, assim como os demais países centro-americanos, tem sua economia baseada na agricultura, que, não só emprega metade da população economicamente ativa, como representa cerca de 25% do PIB do país e 60% das exportações. Os principais produtos agrícolas são o café, o cardamomo (planta aromática e de aplicação terapêutica), a cana-de-açúcar, a banana, o feijão, os legumes, o milho e o algodão. A pecuária bovina também exerce papel importante na balança comercial do país. Os rebanhos de ovinos, suínos e aves também são significativos no país.
Nicarágua
  A economia da Nicarágua é predominantemente agrícola. Os depósitos de material vulcânico enriqueceram o solo do país, tornando-o extremamente fértil. Quase metade do território nicaraguense está coberto por selva. Os principais produtos cultivados no país são café, algodão e banana. Destacam-se também os cultivos de cana-de-açúcar, milho, frutas cítricas, arroz, mandioca, sorgo e feijão. A Nicarágua possui um dos maiores rebanhos bovinos da América Central. As criações de ovinos, suínos e caprinos também merecem destaque no país.
Panamá

  No Panamá, diferentemente dos outros países da América Central, a atividade agropecuária não é a mais importante atividade econômica do país, visto que a principal fonte do PIB gira em torno do Canal do Panamá.
  As grandes empresas agrícolas panamenhas convivem com as pequenas propriedades e lavouras de subsistência. A maior parte da produção agrícola destina-se à exportação e é obtida em fazendas mecanizadas, porém, nas pequenas e médias propriedades persistem os núcleos de subsistência, que utilizam técnicas tradicionais. Nas planícies cultivam-se o arroz, a cana-de-açúcar e as frutas tropicais, principalmente a banana e o abacaxi; nas terras temperadas são produzidos tomate, batata e cebola. O milho é cultivado em quase todo o país. O café também é um importante produto da pauta de exportações no setor agrícola.
  Na pecuária, predomina os rebanhos bovinos e suínos. Nos últimos anos, a pesca tem-se desenvolvido bastante, tanto no litoral como no alto-mar. Nesse setor, o produto que mais tem se destacado é o camarão, cuja produção é quase toda exportada para os Estados Unidos, o Canadá e a União Europeia.
Propriedade rural do Panamá
AGROPECUÁRIA DA AMÉRICA CENTRAL INSULAR
  A agricultura é a principal atividade econômica das Antilhas, destacando-se o cultivo da cana-de-açúcar.
Cuba
  Cuba tem como base econômica a agropecuária, destacando-se os cultivos de cana-de-açúcar, tabaco, banana, café, frutas cítricas, arroz, legumes e verduras. É o maior produtor de cana-de-açúcar e de tabaco da América Central.
  Após a Revolução Cubana de 1959, Cuba priorizou a produção de alimentos por meio da reforma agrária empreendida por Fidel Castro.
  Graças a um comércio vantajoso, Cuba adquiriu, cada vez mais, em diversos países do Leste Europeu e da União Soviética os instrumentos necessários para sustentar a produção agropecuária. Este esquema de trocas criou uma dependência e, como consequência, conduziu à pouca utilização dos recursos naturais.
Agricultores cubanos cultivam a terra
  Na agropecuária cubana foram estabelecidas as Unidades Básicas de Produção Cooperativa (UBCP), em parte de terras ocupadas por granjas estatais. A especialização da criação de gado deu-se em torno da pecuária leiteira, sendo esta a prioridade do governo cubano desde o início de 1960, objetivando garantir às crianças este alimento como o principal do cardápio.
  Os principais rebanhos de Cuba são bovinos, equinos, aves e suínos.
República Dominicana
  A economia da República Dominicana depende, quase exclusivamente, da produção e exportação de açúcar. O país, depois de Cuba, é o maior produtor de cana-de-açúcar da região. Além da cana, também são cultivados algodão, banana, abacaxi, café, fumo, arroz, feijão, coco, cacau, mandioca, milho e tabaco. Na pecuária destacam-se as criações de bovinos, suínos, caprinos e de aves.
Jamaica
  Na Jamaica, a agricultura é a principal atividade econômica e concentra-se na plantação de cana-de-açúcar. Além desta cultura, o solo jamaicano favorece o cultivo de mandioca, milho, café, cacau, banana, frutas cítricas (limão, laranja e abacaxi) e tabaco. Na pecuária, a Jamaica investe na criação de gado bovino. As criações de suínos, caprinos e aves também são importantes para a economia do país.
Haiti
  O Haiti é o país mais pobre de todo o continente americano. A agropecuária é a base da economia haitiana. Os principais produtos cultivados são cana-de-açúcar, café, banana, milho, batata-doce e arroz. Na pecuária os principais rebanhos são de equinos, bovinos, caprinos e aves. 
Bahamas
  Nas Bahamas a agropecuária é a atividade econômica secundária do país, pois o turismo e a indústria pesqueira são a base da economia. Os principais produtos cultivados no país são milho, trigo e frutas (que abastecem ao mercado interno) e cana-de-açúcar, banana, algodão, sisal e verduras (destinadas à exportação). Na pecuária os principais rebanhos são de ovinos, caprinos, suínos e aves.
Trinidad e Tobago
  Trinidad e Tobago tem como base da economia a exploração petrolífera e de gás natural. Com a produção de petróleo e gás natural, o setor agrícola foi praticamente abandonado, predominando apenas a agricultura de subsistência. Os principais produtos agrícolas são cacau, cana-de-açúcar, café, coco, arroz, milho e frutas cítricas. Na pecuária os principais rebanhos são de bovinos, suínos, caprinos e aves.
Porto Rico
  Porto Rico é um território dependente dos Estados Unidos. A economia de Porto Rico é uma das mais dinâmicas do Caribe. Seu maior parceiro comercial são os Estados Unidos.
  A agricultura de Porto Rico é totalmente voltada para exportação, sendo necessário importar mais da metade dos alimentos consumidos pela população. O café, a cana-de-açúcar e o tabaco são os cultivos mais importantes dessa possessão norte-americana, seguido dos hortifrutigranjeiros. Na pecuária destacam-se os rebanhos bovinos, suínos e de aves e a pesca desempenha um papel importante na economia porto-riquenha.
São Cristóvão e Névis
  São Cristóvão e Névis é o menor Estado soberano das Américas. A economia é fortemente dependente do turismo, que substituiu o açúcar, que antes era a principal atividade econômica do país. Para tentar alavancar a agricultura, o governo iniciou um programa de diversificação da agricultura. Os principais produtos agrícolas cultivados são a cana-de-açúcar, o coco e o algodão. Na pecuária os maiores rebanhos são de suínos, caprinos e ovinos.
Antígua e Barbuda
  Antígua e Barbuda possui uma economia fortemente dependente do turismo, porém, a produção agrícola de cana-de-açúcar e algodão são importantes. Também se destacam a produção de mamão, goiaba, laranja, abacaxi, limão, batata-doce, manga, coco e cenoura. Os principais rebanhos do país são de bovinos, ovinos e caprinos.
Santa Lúcia
  Santa Lúcia tem como base agrícola o cultivo da banana, que representa cerca de 40% das exportações da ilha. Outros produtos agrícolas de destaque são o cacau, as frutas cítricas e o coco. A produção agrícola é beneficiada pela presença de um solo vulcânico bastante fértil. Na pecuária, os principais rebanhos são de bovinos, suínos e de aves.
Barbados
  Historicamente, a economia de Barbados dependia do cultivo da cana-se-açúcar e de atividades ligadas a esse segmento. Porém, nos últimos anos o turismo vem superando a atividade agropecuária. Além da cana-de-açúcar, são cultivados batata-doce, cará, legumes e verduras, que servem para abastecer o mercado interno. Na pecuária, os maiores rebanhos são de bovinos, suínos, ovinos e aves.
São Vicente e Granadinas
  A economia de São Vicente e Granadinas é baseada na agricultura, no turismo e na construção civil. A maior parte da mão de obra empregada na agricultura está no cultivo da banana, que é o principal produto de exportação do país. Além da banana são cultivados cana-de-açúcar, coco, inhame, araruta, raízes e tubérculos. Na pecuária os maiores rebanhos são de bovinos, suínos e ovinos.
Granada
  A economia de Granada se baseia no turismo e na agricultura. No setor agrícola os principais produtos são o cacau e a noz-moscada, mas são cultivados também o cardamomo, a banana e outros produtos para o abastecimento da população local. Os principais rebanhos são de suínos, caprinos, ovinos e de aves.
Dominica
  A agricultura domina a economia de Dominica, destacando-se a produção de banana. Quase um terço da força de trabalho exerce atividades na agricultura. Este setor, no entanto, é altamente vulnerável às condições climáticas e aos eventos externos que afetam os preços das commodities. Em 2007, o furacão Dean causou danos significativos para o setor agrícola, bem como para a infraestrutura do país, especialmente as estradas. Para tentar amenizar a queda na produção de bananas, o governo de Dominica vem diversificando a produção, como café, patchouli, babosa, flores e frutas exóticas, como manga, goiaba e mamão. Na pecuária, as principais criações são de bovinos, ovinos e caprinos.
FONTE: Lucci, Elian Alabi. Geografia: homem & espaço, 8° ano / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco. - 23. ed. -São Paulo: Saraiva, 2010.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog